terça-feira, outubro 28, 2025
More
    HomeCoronavírusProjeto cria incentivo fiscal para empresas vacinarem empregados

    Projeto cria incentivo fiscal para empresas vacinarem empregados

    Publicado em

    Um Projeto de Lei (PL 507/2021) em tramitação no Senado Federal, de autoria do senador Nelsinho Trad (PSD), pretende criar uma política de incentivo fiscal para as empresas que vacinarem seus funcionários.

    A proposta prevê que a adesão seja feita pelo Programa de Vacinação dos Trabalhadores (PVT), a ser criado pelo PL, em que as empresas que participarem poderão deduzir do lucro tributável 30% das despesas comprovadamente realizadas no período base para o programa de vacinação,  para fins do imposto de renda.

    O autor da proposta argumenta que é preciso incluir a iniciativa privada na luta pela imunização. “O objetivo do PVT é permitir que o empresário compre doses de vacinas com o intuito de imunizar seus funcionários, criando o ambiente seguro para o retorno normal das atividades. Este projeto interessa aos empresários que terão seus negócios retomados com a força necessária, e interessa ao governo, que economizará recursos preciosos para auxiliar a vacinação em massa de toda a sociedade”, justifica.

    Ainda, de acordo com o texto do projeto, a dedução não poderá exceder em cada exercício financeiro, isoladamente, a 5% e, cumulativamente com a dedução de despesas de formação profissional (Lei 6.297, de 1975), a 10% do lucro tributável. As despesas não deduzidas no exercício financeiro correspondente poderão ser transferidas para dedução nos dois exercícios financeiros seguintes.

    Outro ponto do texto determina que as empresas que aderirem ao Programa de Vacinação dos Trabalhadores poderão ser obrigadas a doar até 50% das doses que adquirirem para o Sistema Único de Saúde (SUS), segundo posterior regulamentação.

    Acesse o projeto na íntegra aqui

    Leia mais:
    Manaus supera a meta de vacinar 90% dos trabalhadores da saúde
    Manaus inicia vacinação em idosos de 69 anos na segunda-feira
    Fiocruz diz que não tem como vender vacinas direto ao Amazonas

    Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

    Últimos Artigos

    STF deve julgar recursos de Jair Bolsonaro a partir de 7 de novembro

    A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve iniciar, entre os dias 7...

    Furacão Melissa deve ser o mais devastador do século na Jamaica

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) emitiu um alerta nesta terça-feira (28) sobre os efeitos...

    Empresa é multada em R$ 100 mil por operar sem licença em Manaus

    Uma empresa de produtos químicos situada no Distrito Industrial I, zona sul de Manaus,...

    Governo do Amazonas entrega kits bebê e cestas a mais de 18 mil famílias

    O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos...

    Mais artigos como este

    STF deve julgar recursos de Jair Bolsonaro a partir de 7 de novembro

    A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve iniciar, entre os dias 7...

    Furacão Melissa deve ser o mais devastador do século na Jamaica

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) emitiu um alerta nesta terça-feira (28) sobre os efeitos...

    Empresa é multada em R$ 100 mil por operar sem licença em Manaus

    Uma empresa de produtos químicos situada no Distrito Industrial I, zona sul de Manaus,...