No Amazonas, serão disponibilizados R$ 1,8 milhão para apoiar ideias inovadoras
O Programa Centelha, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), tem como objetivo estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no estado, oferecendo capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. Na edição deste ano, o estado do Amazonas contará com 1,82 milhão de recursos.
Cada iniciativa selecionada poderá receber até 65 mil reais. Serão financiados cerca de 28 propostas de inovação. As regras para participar são: ser pessoa física, vinculada ou não à empresas sediadas no Amazonas com até 12 meses de existência, anteriores a data de publicação do edital e faturamento bruto anual de até 4,8 milhões. Os projetos terão prazo de execução de até 12 meses.
O projeto será realizado em 21 estados do país. No Amazonas, a iniciativa será promovida pela Fapeam, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Finep, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A operação do Centelha ficará por conta da Fundação Certi.
No Amazonas, a submissão, avaliação e seleção das propostas serão realizadas em três fases distintas e eliminatórias: “Ideias Inovadoras”, “Projeto de Empreendimento” e “Projeto de Fomento”. Durante as três fases de seleção, os participantes receberão capacitação gratuita online ou presencial, ministrada pela Fundação Certi. As inscrições do Programa Centelha AM abriram no dia 27 de agosto e se encerram no dia 29 de outubro deste ano.
As propostas podem ser submetidas pelo site www.programacentelha.com.br
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta.