quinta-feira, novembro 21, 2024
More
    HomeCotidianoProcon-AM notifica empresa da Zona Azul por danos em um veículo

    Procon-AM notifica empresa da Zona Azul por danos em um veículo

    Publicado em

    O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) notificou, nesta quarta-feira (12), a Tecnologias de Trânsito da Amazônia SPE-Ltda, responsável pelo estacionamento rotativo zona azul, devido a danos causados a um veículo que estava sob a responsabilidade da empresa. A ação foi desencadeada após a denúncia de um consumidor, feita por meio das redes sociais, sobre avarias em seu carro enquanto utilizava o serviço de estacionamento.

    Notificação do Procon

    De acordo com Jalil Fraxe, diretor-presidente do Procon-AM, a concessionária falhou em garantir a segurança do veículo estacionado, o que constitui uma violação dos direitos do consumidor conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

    Fraxe citou o artigo 22 do CDC como base para a autuação, enfatizando a responsabilidade objetiva das empresas pela reparação de danos causados aos consumidores durante a prestação de serviços:

    “O CDC estabelece que os consumidores têm direito à proteção contra danos patrimoniais e morais, além de garantir a reparação desses danos quando eles ocorrem”, afirmou Fraxe.

    Conforme o artigo 14 do CDC, o fornecedor de serviços é responsável pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, independentemente da existência de culpa.

    Procedimentos

    Após a notificação, a empresa de estacionamento rotativo tem um prazo de 10 dias para apresentar esclarecimentos sobre os fatos narrados na denúncia, além de informar se há um procedimento em andamento para apurar os fatos ocorridos e resolver os danos sofridos pelo consumidor.

    Canais de Denúncia

    O Procon-AM informou que em casos de danos a veículos em estacionamentos, é fundamental registrar a ocorrência imediatamente, tirar fotos dos danos e buscar testemunhas que possam corroborar a situação.

    Os consumidores podem entrar em contato com o Procon-AM para registrar reclamações e obter orientações sobre como proceder em situações similares através dos contatos: (92) 3215-4009 ou 0800 092 1512, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou encaminhar a demanda pelo correio eletrônico: fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br

     

    Últimos Artigos

    Explicando: Plano de execução de Lula e Alckmin

    A Polícia Federal (PF) deflagrou na última terça (19), uma operação que revelou uma...

    Artesã indígena do Amazonas ganha destaque internacional

    Amazonas Representado na Maior Feira de Artesanato da América Latina O artesanato indígena do Amazonas...

    Explicando: Governo divulga lista de empresas beneficiadas por renúncias fiscais; conheça as campeãs

    O governo federal divulgou, pela primeira vez, lista de empresas beneficiadas por renúncias fiscais...

    Instituto da Criança realiza mais de 2,3 mil cirurgias e 11 mil consultas em 2024

    Referência em urgência e emergência neonatal na região Norte, o ICAM reforça atendimento humanizado...

    Mais artigos como este

    Explicando: Plano de execução de Lula e Alckmin

    A Polícia Federal (PF) deflagrou na última terça (19), uma operação que revelou uma...

    Artesã indígena do Amazonas ganha destaque internacional

    Amazonas Representado na Maior Feira de Artesanato da América Latina O artesanato indígena do Amazonas...

    Explicando: Governo divulga lista de empresas beneficiadas por renúncias fiscais; conheça as campeãs

    O governo federal divulgou, pela primeira vez, lista de empresas beneficiadas por renúncias fiscais...