quarta-feira, fevereiro 5, 2025
More
    HomeSociedadeAmazonasPrefeitura tem alta de 137% em projetos no licenciamento urbano

    Prefeitura tem alta de 137% em projetos no licenciamento urbano

    Publicado em

    O setor da construção civil vive dias de impulsão e a Prefeitura de Manaus vê os reflexos nos números de licenciamento no Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). De janeiro a setembro de 2021, a Divisão de Análise de Projetos (Diap) teve um incremento de 137% em relação a 2020, totalizando 4.271 processos que deram entrada contra 1.800, do mesmo período do ano anterior.

    “O prefeito David Almeida tem nos dado como diretriz de trabalho buscar transformar Manaus em uma cidade global e uma das melhores do Brasil para se investir, no ranking das dez cidades. As diretrizes passam pelo licenciamento de projetos, tanto na área urbanística quanto tributária e ambiental. O Implurb está buscando, junto com os órgãos licenciadores, alcançar a meta definida pelo prefeito, em trabalho com o Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE)”, afirmou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

    Foram 867 alvarás de construção e mais 407 certidões de Habite-se nos nove primeiros meses. No alvará, comparando com 2020, a alta chega a 119%, e no Habite-se, é de quase 46%.

    No mês de setembro o Implurb teve um crescimento de 319% na análise de processos na Diap, com 767 contra 183 do ano passado. Foram expedidas 52 certidões de Habite-se, em 2021, e 43, em 2020, uma alta de 21%. Os alvarás somam 135, acréscimo de 150% comparando com os 54 do ano passado.

    Metragem

    Com um aumento de 130% em relação ao ano de 2020, a Prefeitura de Manaus, de janeiro a setembro de 2021, bateu a marca de mais de 1,1 milhão de metros quadrados de área licenciada com alvará de construção na capital. O acumulado no período soma 1.139.203,32 metros quadrados, quando no ano anterior foram 495.203,88 metros quadrados em alvarás expedidos.

    Somente em setembro foram licenciados 203.216,79 metros quadrados, contra apenas 55.055,21 metros quadrados de 2020, o que representa um aumento recorde de 269%, a segunda melhor marca do ano.

    Conforme os registros do Implurb, no acumulado do ano, em metragem quadrada de Habite-se licenciado, 2021 tem 730.815,14 metros quadrados contra 369.607,31 metros quadrados do ano anterior, variação de 98%.

    Em setembro, foram 106% a mais de área de Habite-se, somando 66.406,33 metros quadrados. Em 2020, foram 32.283,86 metros quadrados.

    Leia mais:
    Reajuste concedido aos servidores de educação é aprovado
    David Almeida paga Ideb e reajusta em 10,94% salário dos professores
    Prefeitura convoca 85 professores classificados em PSS para Semed

    Últimos Artigos

    Semed publica edital de PSS para pedagogos e professores

    A Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) publicou nesta terça-feira (4) um edital...

    Ultraprocessados não podem ultrapassar 15% do cardápio de merendas escolares

    O governo federal vai reduzir para 15% o limite de alimentos processados e ultraprocessados...

    Edital de novo CNU deve ser divulgado em breve, diz ministra

    O governo federal deve publicar, ao longo das próximas semanas, um novo edital do...

    Inscrições para o Bolsa Atleta estão abertas até dia 24/02

    Começa nesta segunda-feira (3) e segue até o dia 24 de fevereiro o período...

    Mais artigos como este

    Semed publica edital de PSS para pedagogos e professores

    A Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) publicou nesta terça-feira (4) um edital...

    Ultraprocessados não podem ultrapassar 15% do cardápio de merendas escolares

    O governo federal vai reduzir para 15% o limite de alimentos processados e ultraprocessados...

    Edital de novo CNU deve ser divulgado em breve, diz ministra

    O governo federal deve publicar, ao longo das próximas semanas, um novo edital do...