domingo, outubro 26, 2025
More
    HomePoderAmazonasPrefeito de Manaus prepara queixa-crime por injúria contra Bolsonaro

    Prefeito de Manaus prepara queixa-crime por injúria contra Bolsonaro

    Publicado em

    O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), afirmou que prepara queixa-crime por injúria contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que o xingou de “bosta” na reunião ministerial de 22 de abril, cujo teor foi revelado na última sexta-feira (22) pelo Supremo Tribunal Federal no curso do inquérito que apura se o presidente interferiu na Polícia Federal.

    O crime de injúria é um crime contra a honra subjetiva (dignidade) da pessoa e cabe à vítima ser o autor da queixa. Essa queixa funciona como uma denúncia nos crimes de ação penal pública (aqueles que o Ministério Público apresenta a acusação), como é o caso de um roubo, por exemplo.

    Aproveitaram o vírus, tá um bosta de um prefeito lá de Manaus agora, abrindo covas coletivas. Um bosta”

    Jair Bolsonaro em vídeo da reunião ministerial.

    A queixa não passaria pela PGR (Procuradoria Geral da República). Assim que chegar ao STF (Supremo Tribunal Federal), que processa denúncias contra o presidente, esse tipo de petição é encaminhada para análise da Câmara dos Deputados, que tem, por sua vez, que decidir se autoriza a abertura de processo contra o presidente.

    Se autorizado o processo, Bolsonaro se tornaria réu e seria afastado por 180 dias (seis meses) do cargo. Para isso, é preciso que dois terços da Câmara (342 deputados) aceitem a acusação.

    Bolsonaro xingou políticos em virtude de sua atuação contra a pandemia

    Na reunião, Bolsonaro xingou também os governadores de São Paulo, João Doria (PSDB), e Wilson Witzel (PSC) ao fazer os seguintes comentários sobre a atuação dos três gestores a respeito da pandemia de covid-19:

    O que os caras querem é a nossa hemorroida! É a nossa liberdade! Isso é uma verdade. O que esses caras fizeram com o vírus, esse bosta desse governador de São Paulo, esse estrume do Rio de Janeiro, entre outros, é exatamente isso. Aproveitaram o vírus, tá um bosta de um prefeito lá de Manaus agora, abrindo covas coletivas. Um bosta. Que quem não conhece a história dele, procura conhecer, que eu conheci dentro da Câmara, com ele do meu lado! Né?”.

    Prefeito espera retratação formal de Bolsonaro

    Em nota, o prefeito disse “esperar uma retratação formal daquele que deveria se portar na liturgia que o cargo exige”.

    O prefeito afirma que o teor do vídeo reforça a imagem de que Bolsonaro é uma pessoa despreparada para governar o país, “principalmente no momento de grave crise na saúde e áreas afins provocada pela pandemia do novo coronavírus e que tem Manaus como uma das capitais brasileiras mais afetadas”.

    Arthur Virgílio Neto é formado em direito e diplomata de carreira. Com mais de 40 anos de vida pública, ele está no segundo mandato a frente da prefeitura de Manaus. Ele já foi deputado federal, senador e ministro no governo FHC.

    Queixa pode acelerar afastamento de Bolsonaro

    Segundo o procurador de Justiça Roberto Livianu, presidente do instituto “Não Aceito Corrupção”, a queixa-crime pode acelerar um eventual afastamento do presidente, uma vez que não depende do oferecimento de uma denúncia por parte do procurador-geral da República, Augusto Aras.

    “Nos crimes de ação penal privada, o Ministério Público atua como custos legis [fiscal da lei] e não oferece a denúncia, mas antes da análise pela PGR há o crivo da Câmara dos Deputados. Uma vez a queixa apresentada, o relator do caso a encaminha para a Câmara para autorizar a abertura da ação penal”, explica Livianu, que é membro do Ministério Público do Estado de São Paulo e doutor em direito pela USP.

    “Havendo a autorização pela Câmara, o presidente é afastado por 180 dias. A ação penal está autorizada e o processamento se inicia no STF, as partes são ouvidas e o julgamento é colegiado”, afirma.

    Segundo Livianu, se Doria e Witzel, que ainda não responderam à reportagem do UOL sobre se avaliam apresentar queixa-crime contra Bolsonaro, também denunciarem o presidente, e as três queixas forem autorizadas pela Câmara em datas diferentes, o afastamento do presidente terminaria somente 180 dias após o recebimento da última queixa.

    Autoridades podem ser representadas na Justiça com dinheiro público

    Para Livianu, tanto Virgílio, como Doria e Witzel não necessariamente teriam que ser representados por advogados particulares. “Não seria absurdo ou descabido que a queixa fosse apresentada pela procuradoria do município, pois ele foi ofendido na sua honra na condição de prefeito e a procuradoria municipal atuaria em defesa da honra do chefe do poder ofendida pelo presidente”.

    Além do crime de injúria, Livianu acredita que também caberia contra Bolsonaro queixa-crime por difamação, uma vez que havia várias pessoas na reunião. Difamação é falar mal de alguém, imputando ofensa à reputação da pessoa.

    Caso Bolsonaro venha a ser condenado, a pena é de 3 meses a 1 ano de detenção, que podem ser substituídos por multa ou penas alternativas por ser um crime de baixo potencial ofensivo (pena menor de 4 anos).

    Leia mais:
    Prefeito de Manaus reage à declaração de Bolsonaro sobre ele
    Prefeito de Manaus reforça críticas a Bolsonaro e diz temer por ‘genocídio’
    Veja os principais pontos da reunião entre Bolsonaro e ministros

    Com informações do Portal Uol*

    Últimos Artigos

    Servidores da CCM terão abono natalino garantido em dezembro

    Os servidores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) receberão abono natalino no mês de...

    Manaus celebra 356 anos: da fundação à metrópole amazônica

    A capital amazonense Manaus celebra 356 anos nesta sexta-feira (24/10), reafirmando sua importância histórica,...

    Manaus abre programação natalina com neve artificial e pista de gelo

    A magia do Natal chegou oficialmente a Manaus. A Prefeitura lançou, nesta quinta-feira (23),...

    Sine Manaus oferece 365 vagas de emprego em diferentes áreas nesta quinta-feira 23/10

    O Sine Manaus oferece 365 vagas de emprego nesta quinta-feira, 23/10, em diversas áreas...

    Mais artigos como este

    Servidores da CCM terão abono natalino garantido em dezembro

    Os servidores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) receberão abono natalino no mês de...

    Manaus celebra 356 anos: da fundação à metrópole amazônica

    A capital amazonense Manaus celebra 356 anos nesta sexta-feira (24/10), reafirmando sua importância histórica,...

    Manaus abre programação natalina com neve artificial e pista de gelo

    A magia do Natal chegou oficialmente a Manaus. A Prefeitura lançou, nesta quinta-feira (23),...