domingo, outubro 26, 2025
More
    HomePoderAmazonasPedido para arquivar processo de impeachment de Wilson Lima e vice é...

    Pedido para arquivar processo de impeachment de Wilson Lima e vice é aprovado

    Publicado em

    A maioria dos deputados da comissão especial que analisa o impeachment do governador Wilson Lima (PSC) e do vice, Carlos Almeida (PTR), votou a favor do arquivamento da denúncia, em sessão nesta sexta-feira (31). Deputados de oposição reclamaram que houve pressa em aprovar o relatório, apresentado nessa quinta-feira (30) pelo relator da comissão, deputado Doutor Gomes (PSC), e se abstiveram do voto.

    Os governantes foram denunciados pelo Sindicato dos Médicos por suposto crime de responsabilidade. Seguindo o trâmite processual, o relatório será lido novamente na sessão extraordinária de terça-feira (4). Na quinta-feira (6), haverá uma nova votação com a participação de todos os deputados da Casa.

    Votaram pelo arquivamento da denúncia os deputados:

    • Adjunto Afonso (PDT);
    • Alessandra Campêlo (MDB);
    • Belarmino Lins (PP);
    • Cabo Maciel (PL);
    • Carlinhos Bessa (PV);
    • Dr. Gomes (PSC);
    • Joana Darc (PL);
    • Roberto Cidade (PV);
    • Saulo Vianna (PTB);
    • Therezinha Ruiz (PSDB).

    O único deputado que votou a favor do impeachment foi Wilker Barreto (Podemos). As abtenções foram dos deputados Delegado Péricles (PSL), Fausto Jr. (PRTB), Felipe Souza (Patriota) e João Luiz (Republicamos). O deputado Sinésio Campos (PT) não votou por problemas na conexão de internet, e Dermilson Chagas (Podemos) não votou por estar de licença médica.

    Deputados de oposição e da base do governo discutiram sobre o tempo para análise do relatório que pede o arquivamento da denúncia, apresentado nessa quinta-feira. Como protesto, houve 4 abstenções.

    “Eu não entendo a rapidez de se colocar hoje para votação porque são 33 laudas do relatório do deputado Dr. Gomes e isso aí demandaria mais tempo pra eu analisar. Lembro que também nessa fase seria possível algumas diligências, até mesmo ouvir o acusador, sem instruir o processo, até para convencimento de todos os colegas membros da comissão e sequer isso foi feito”, declarou Delegado Péricles.

    Carlinhos Bessa disse que teve tempo suficiente e até fez um parecer paralelo com 25 laudas, que deve ser lido na próxima sessão. “Eu me debrucei, estudei, encontrei diversas nulidades dentro do processo de impeachment”, afirmou.

    A presidente da comissão, Alessandra Campêlo, disse que os deputados de oposição queriam tumultuar o trâmite do processo de impeachment e informou que o prazo para entrega do relatório, previsto em lei, encerraria no domingo (2).

    “As denúncias foram apresentadas em abril, as defesas têm cerca de dez dias dentro da casa, o voto do relator é um guia, você não é obrigado a concordar. Então todos os deputados têm aí, pelo menos, três meses para estudar a denúncia e dez dias para estudar as defesas”, afirmou.

    O deputado Wilker Barreto, o único que votou contra o arquivamento da denúncia, disse que vai ingressar na Justiça para reverter o resultado da votação.

    “A votação foi eivada de vícios. Primeiro porque não se respeitou o mínimo de 48 horas (…) Eu não entendi o porquê do açodamento do relator e da presidente. Sem consultar a comissão, definiu o prazo de 24 horas sem nenhum amparo legal na lei federal. Irei recorrer na Justiça”, disse.

    Na terça-feira (28), o Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam) ingressou com um pedido para que a comissão retire de sua composição deputados suspeitos de receberem propina. A presidente da comissão, deputada Alessandra Campelo (MDB), declarou que o pedido faz ‘acusações infundadas’ contra membros da comissão e deve ser desconsiderado. Porém, segundo a deputada, o pedido foi encaminhado à procuradoria da Aleam, por uma questão de prevenção, para dar um parecer com embasamento jurídico.

    Leia mais:
    Governador Wilson Lima recebe alta hospitalar e se recupera em casa
    Relator pede rejeição da denúncia do impeachment de Wilson Lima

    Com informações do G1 e Fábio Melo, da CBN Amazônia*

    Últimos Artigos

    Servidores da CCM terão abono natalino garantido em dezembro

    Os servidores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) receberão abono natalino no mês de...

    Manaus celebra 356 anos: da fundação à metrópole amazônica

    A capital amazonense Manaus celebra 356 anos nesta sexta-feira (24/10), reafirmando sua importância histórica,...

    Manaus abre programação natalina com neve artificial e pista de gelo

    A magia do Natal chegou oficialmente a Manaus. A Prefeitura lançou, nesta quinta-feira (23),...

    Sine Manaus oferece 365 vagas de emprego em diferentes áreas nesta quinta-feira 23/10

    O Sine Manaus oferece 365 vagas de emprego nesta quinta-feira, 23/10, em diversas áreas...

    Mais artigos como este

    Servidores da CCM terão abono natalino garantido em dezembro

    Os servidores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) receberão abono natalino no mês de...

    Manaus celebra 356 anos: da fundação à metrópole amazônica

    A capital amazonense Manaus celebra 356 anos nesta sexta-feira (24/10), reafirmando sua importância histórica,...

    Manaus abre programação natalina com neve artificial e pista de gelo

    A magia do Natal chegou oficialmente a Manaus. A Prefeitura lançou, nesta quinta-feira (23),...