Na manhã desta quarta-feira, a Prefeitura de Manaus lançou oficialmente o projeto “Pedalando com a Melhor Idade”, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e a Fundação Manaus Esporte (FME). O objetivo principal é proporcionar aulas gratuitas de ciclismo para pessoas idosas, promovendo inclusão social, saúde e bem-estar.
A cerimônia de lançamento ocorreu no anfiteatro do Parque Municipal Lagoa do Japiim, localizado na zona Sul da cidade, às 8h30. O projeto, inicialmente direcionado para a terceira idade, poderá ser estendido a indivíduos de outras faixas etárias, dependendo da demanda.
Equipamentos e equipe
Dez bicicletas Caloi, aro 29, equipadas com suspensão dianteira em alumínio, transmissão de 24 velocidades e freio a disco hidráulico, serão utilizadas nas aulas. As atividades estão programadas para acontecer duas vezes por semana, nas quartas e sextas-feiras, no interior do Parque “Lagoa do Japiim”, sob a gestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
A equipe de instrução é composta por professores de educação física especializados em ciclismo, cedidos pela FME, e guardas municipais formados no curso de Ciclo Guarda. O Secretário da Semseg, Sérgio Fontes, destacou a importância do projeto para a transformação do parque em um espaço público de excelência.
“Esse novo projeto voltado para a população mais idosa, que não teve a oportunidade de aprender a andar de bicicleta quando jovem, permitirá que as pessoas na melhor idade possam praticar esportes e ter qualidade de vida”, afirmou Fontes, ressaltando a determinação do prefeito David Almeida em melhorar os espaços públicos de Manaus.
Fontes também enfatizou os frutos da parceria entre a Semseg e a FME, mencionando a revitalização da arena de artes marciais do parque, entregue em setembro deste ano. “Além de segurança, estamos proporcionando bem-estar e qualidade de vida aos frequentadores do parque”, disse o Secretário.
Aprendendo a andar de bicicleta
O projeto “Pedalando com a Melhor Idade” não apenas ensina a andar de bicicleta, mas também promove a criação de espaços de convivência e a melhoria da qualidade de vida para a população idosa de Manaus.
A dona de casa Edileuza Peres, moradora do bairro Japiim, expressou sua felicidade com a iniciativa: “Nunca aprendi a andar de bicicleta e fiquei animada com a ideia de poder ter essa experiência nessa idade. Todos os envolvidos estão de parabéns”, concluiu, destacando as mudanças positivas que tem observado no local nos últimos anos.