HomeSociedade"Pedalando com a Melhor Idade" ensina idosos a andar de bicicleta

“Pedalando com a Melhor Idade” ensina idosos a andar de bicicleta

Publicado em

Na manhã desta quarta-feira, a Prefeitura de Manaus lançou oficialmente o projeto “Pedalando com a Melhor Idade”, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e a Fundação Manaus Esporte (FME). O objetivo principal é proporcionar aulas gratuitas de ciclismo para pessoas idosas, promovendo inclusão social, saúde e bem-estar.

A cerimônia de lançamento ocorreu no anfiteatro do Parque Municipal Lagoa do Japiim, localizado na zona Sul da cidade, às 8h30. O projeto, inicialmente direcionado para a terceira idade, poderá ser estendido a indivíduos de outras faixas etárias, dependendo da demanda.

Equipamentos e equipe

Dez bicicletas Caloi, aro 29, equipadas com suspensão dianteira em alumínio, transmissão de 24 velocidades e freio a disco hidráulico, serão utilizadas nas aulas. As atividades estão programadas para acontecer duas vezes por semana, nas quartas e sextas-feiras, no interior do Parque “Lagoa do Japiim”, sob a gestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

A equipe de instrução é composta por professores de educação física especializados em ciclismo, cedidos pela FME, e guardas municipais formados no curso de Ciclo Guarda. O Secretário da Semseg, Sérgio Fontes, destacou a importância do projeto para a transformação do parque em um espaço público de excelência.

“Esse novo projeto voltado para a população mais idosa, que não teve a oportunidade de aprender a andar de bicicleta quando jovem, permitirá que as pessoas na melhor idade possam praticar esportes e ter qualidade de vida”, afirmou Fontes, ressaltando a determinação do prefeito David Almeida em melhorar os espaços públicos de Manaus.

Fontes também enfatizou os frutos da parceria entre a Semseg e a FME, mencionando a revitalização da arena de artes marciais do parque, entregue em setembro deste ano. “Além de segurança, estamos proporcionando bem-estar e qualidade de vida aos frequentadores do parque”, disse o Secretário.

Aprendendo a andar de bicicleta

O projeto “Pedalando com a Melhor Idade” não apenas ensina a andar de bicicleta, mas também promove a criação de espaços de convivência e a melhoria da qualidade de vida para a população idosa de Manaus.

A dona de casa Edileuza Peres, moradora do bairro Japiim, expressou sua felicidade com a iniciativa: “Nunca aprendi a andar de bicicleta e fiquei animada com a ideia de poder ter essa experiência nessa idade. Todos os envolvidos estão de parabéns”, concluiu, destacando as mudanças positivas que tem observado no local nos últimos anos.

 

Últimos Artigos

Brasil coloca ajuda humanitária à Venezuela à disposição após terremotos

A ajuda humanitária à Venezuela ganhou reforço do governo brasileiro após os terremotos que...

Cazé TV quebra recorde global de audiência no YouTube com jogo do Brasil

Canal atingiu 17,8 milhões de dispositivos conectados simultaneamente durante a partida contra a Escócia...

Níveis dos rios do Amazonas desaceleram e SGB confirma estabilização da cheia

O avanço da cheia dos rios do Amazonas perdeu intensidade nas principais bacias hidrográficas...

Gonet vê ausência de elementos para apontar falta grave de Bolsonaro em caso de arma apreendida

Procurador-geral afirma ao STF que investigação ainda precisa ser concluída antes de qualquer avaliação...

Mais artigos como este

Brasil coloca ajuda humanitária à Venezuela à disposição após terremotos

A ajuda humanitária à Venezuela ganhou reforço do governo brasileiro após os terremotos que...

Cazé TV quebra recorde global de audiência no YouTube com jogo do Brasil

Canal atingiu 17,8 milhões de dispositivos conectados simultaneamente durante a partida contra a Escócia...

Níveis dos rios do Amazonas desaceleram e SGB confirma estabilização da cheia

O avanço da cheia dos rios do Amazonas perdeu intensidade nas principais bacias hidrográficas...