O prefeito de Manaus, David Almeida, vistoriou nesta quinta-feira (28/08) o andamento das obras do Parque Encontro das Águas Rosa Almeida, localizado no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste da capital amazonense. O complexo turístico e cultural, projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, será um dos novos cartões-postais de Manaus.
A construção é executada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), com acompanhamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura.
Andamento da obra
Durante a visita técnica, a equipe apresentou os avanços:
- Execução do talude;
- Aplicação de hidrossemeadura e grama em placas;
- Instalação de jet grouting em até 40 metros de profundidade;
- Implantação das 111 estacas que sustentarão a estrutura.
Um marco para o turismo no Amazonas
Em declaração, o prefeito David Almeida destacou a relevância histórica e turística do projeto:
“Estamos no mirante Rosa Almeida, no Encontro das Águas, obra de Oscar Niemeyer. Precisávamos realizar uma intervenção que ficasse para a posteridade. Em breve, com a autorização do Iphan, iniciaremos a construção da parte superior, que contará com restaurantes, praças, lanchonetes e o monumento projetado por Niemeyer”, afirmou.
O que o Parque Encontro das Águas vai oferecer
O espaço contará com:
- Mirante panorâmico com vista para o fenômeno natural;
- Restaurante suspenso com vista para o Rio Negro e Solimões;
- Museu em formato de oca;
- Trilhas ecológicas e áreas de contemplação;
- Quiosques e espaços culturais.
Com a obra, Manaus ganhará um dos mais modernos e inovadores complexos turísticos da Amazônia, fortalecendo o setor cultural, histórico e ambiental da região.