terça-feira, junho 24, 2025
More
    HomePoderAmazonasParceria garante 100 contratações de Pessoas com Deficiência

    Parceria garante 100 contratações de Pessoas com Deficiência

    Publicado em

    Ser contratado em uma vaga de emprego gera alegria e renova as esperanças de qualquer um, quanto mais dos que ainda sofrem preconceito na sociedade e enfrentam dificuldades para entrar no mercado de trabalho, como é o caso das Pessoas com Deficiência (PcDs). Sabendo dessa realidade, a Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), firmou parceria com a empresa Norte Energia para garantir a contratação de 100 PcDs no Amazonas.

    A cooperação foi firmada no ano passado, quando a secretaria e a empresa reuniram várias instituições e entidades que envolvem a defesa dos direitos dos PcDs, a fim de conhecer a vivência e as necessidades dos cidadãos, para dar início aos processos seletivos. As contratações foram feitas pela empresa, na sede da Setemp, na tarde desta quarta-feira (22/01).

    O jovem Luiz Gonzaga, que é cadeirante, diz estar muito feliz por sua admissão na vaga de auxiliar administrativo. “Eu estava há um ano desempregado, participei de processos seletivos da Norte Energia e agora deu tudo certo, graças a Deus. Agradeço à Setemp e ao grupo ‘Juntos Somos Mais Fortes’, porque se não fosse por esse apoio eu não teria sido incluído no mercado de trabalho”, afirmou.

    De acordo com o artigo 93 da Lei 8.213/1991, conhecida como “Lei das Cotas”, a empresa com 100 ou mais empregados deverá preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência habilitadas, independentemente do tipo de deficiência ou de reabilitação.

    Segundo a secretária executiva da Setemp, Neila Azrak, é um grande avanço o Governo do Amazonas poder fomentar a inclusão e oportunidade de trabalho para centenas de PcDs no estado.

    “Esse é o valor dessa parceria, em que instituições públicas e privadas se unem no propósito de fazer mais pelas pessoas, de ampliar o caminho para a dignidade que o trabalho e o emprego geram no ser humano. Agradecemos à Norte Energia e estamos à disposição de outras empresas para aumentar o acesso ao mercado de trabalho no Amazonas”, disse.

    Com informações da Setemp*

    Últimos Artigos

    Amazonas registra queda de 16,35% nos homicídios dolosos em 2024

    Dados do Ministério da Justiça colocam o estado com a quarta maior redução da...

    Limpa Crédito: Afeam intensifica regularização de dívidas em Parintins

    Com o objetivo de facilitar a regularização de dívidas e reinserir empreendedores inadimplentes no...

    Subvenção Econômica da Juta e Malva: Governo do Amazonas lança edital

    O governador Wilson Lima assinou, neste sábado (21/06), o edital da Subvenção Econômica da...

    Receitas de canetas emagrecedoras serão retidas na farmácia

    A partir desta segunda-feira (23), farmácias e drogarias começam a reter receitas de medicamentos...

    Mais artigos como este

    Amazonas registra queda de 16,35% nos homicídios dolosos em 2024

    Dados do Ministério da Justiça colocam o estado com a quarta maior redução da...

    Limpa Crédito: Afeam intensifica regularização de dívidas em Parintins

    Com o objetivo de facilitar a regularização de dívidas e reinserir empreendedores inadimplentes no...

    Subvenção Econômica da Juta e Malva: Governo do Amazonas lança edital

    O governador Wilson Lima assinou, neste sábado (21/06), o edital da Subvenção Econômica da...