A mulher que testou positivo para o coronavírus no Amazonas está recuperada e já saiu do período de transmissibilidade da doença, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Os últimos quatro casos suspeitos no estado foram descartados. No total, desde a primeira aparição de suspeitas, dos 15 casos notificados e investigados, 14 testaram negativo para o covid-19 no Amazonas.
Não houve nenhum novo registro de casos suspeitos nas últimas 48 horas, segundo o balanço mais recente, divulgado no final da tarde desta segunda-feira (16), após reunião do governador com representantes da saúde.
Segundo a FVS, a paciente que testou positivo, uma mulher de 39 anos que fez uma viagem recente para Londres, está recuperada e já saiu do período de transmissibilidade da doença. Ela, no entanto, não pode ser considerada como paciente curada. Para isso, é necessário que novos exames, após um período de 14 dias, testem negativo para o vírus.
“Ela continua em isolamento domiciliar, mesmo não representando mais risco de transmissão. Todas as pessoas que tiveram contato com ela foram monitoradas e nenhuma testou positivo para o Covid-19”, afirma o Governo do Amazonas.
“Aqui no Amazonas só temos um caso. Os demais casos suspeitos até agora foram descartados e, nas últimas 48 horas, não temos nenhum novo caso suspeito de coronavírus no Estado do Amazonas. É claro que amanhã pode ser uma outra situação. A gente espera que continue assim e que a gente possa diminuir o máximo possível a possibilidade de que isso possa se agravar”, afirmou o governador Wilson Lima
A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, confirmou que até o momento não há a circulação do vírus no Estado de forma sustentada, o que significa que não está transmitindo de pessoa para pessoa.
Primeiro caso do Norte
O Governo do Amazonas divulgou na última sexta-feira (13) o primeiro caso confirmado do novo coronavírus do estado – e primeiro no Norte. A mulher, de 39 anos, procedente de Londres. Segundo a FVS, ela encontra-se bem. Não ficou internada e está em isolamento domiciliar. A Fundação informou que contatos dela também estão sendo monitorados.
Desde então, medidas vem sendo adotadas por diversos órgãos como forma de prevenção por conta do vírus. Entre elas, o cancelamento de eventos para evitar aglomeração de pessoas, aulas em universidade pública e escolas municipais e até suspensão de viagens para servidores públicos do Governo do Estado para o exterior.
Leia mais:
SP registra a primeira morte por coronavírus no Brasil
Situação de emergência na saúde pública do Amazonas
Aulas na rede pública e shows por são suspensos prevenção ao coronavírus
Com informações do G1*