quinta-feira, janeiro 23, 2025
More
    HomeCotidianoNovo aplicativo reduz necessidade de atendimento presencial do Sinetram, diz IMMU

    Novo aplicativo reduz necessidade de atendimento presencial do Sinetram, diz IMMU

    Publicado em

    A Prefeitura de Manaus lançou, ontem (3), o aplicativo ‘Sou Estudante Manaus’. De acordo com a gestão municipal, o app possibilitará aos estudantes do ensino básico e superior o monitoramento de serviços ligados ao Cartão Passafácil Estudantil para o transporte público. Entre os serviços, está a consulta dos créditos disponíveis, recarga, solicitação de gratuidade e segunda via.

    O aplicativo foi desenvolvido pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram). A cerimônia de lançamento foi realizada na escola municipal Vicente de Paula, no bairro Japiinlândia, zona Sul de Manaus.

    O aplicativo já pode ser baixado direto nos celulares com sistema Android e, em breve, estará disponível para IOS.

    Utilidades do aplicativo

    De acordo com o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, a ferramenta torna o transporte público mais conectado ao alunos e pais:

    “Estamos oferecendo agora, para a população, o aplicativo ‘Sou Estudante Manaus’. Esse é um aplicativo pelo qual cada estudante vai poder controlar, saber quanto ele tem de passagem, solicitar a gratuidade, os pais vão poder fazer o controle e você vai poder fazer toda solicitação, compra, tudo pelo aplicativo sem precisar sair de casa, sem precisar ir ao Sinetram. Então, ele facilita a vida das pessoas, dos estudantes, dos alunos, facilita a vida dos pais para fazer um controle mais efetivo. É a Prefeitura de Manaus avançando para que você tenha um dia a dia melhor”, explicou o chefe do IMMU.

    Ainda de acordo com o órgão, o novo aplicativo cobrirá a maior parte dos atendimentos para estudantes em relação ao transporte público, e o deslocamento a locais de atendimento deixará de ser necessário em quase todos os casos.

    Recadastramento

    Um alerta importante é que as escolas, cursos livres e faculdades terão que fazer o recadastramento para garantir o direito dos estudantes a meia-passagem. As escolas devem fazer o cadastro no novo sistema pelo site: http://souestudante.sinetram.com.br.

    Para fazer o cadastramento, é necessário seguir estes passos: administrativo/esqueci a senha/entrar com o CNPJ da instituição e realizar a atualização do cadastro.

    No caso das escolas da rede pública municipal e estadual, o cadastro dos alunos no sistema do Sinetram já é feito de forma automática, o que garante aos alunos o direito ao passe-livre para os estudantes que moram a mais de um quilômetro da escola, e meia-passagem para os demais.

    Como funcionará

    Além de permitir que os responsáveis gerenciem os recursos dos cartões estudantis, o aplicativo também oferece a conveniência de solicitar mensalmente os créditos de gratuidade para alunos das redes públicas de ensino e a meia-passagem para estudantes de escolas privadas.

    Ao entrar com o login e senha, o estudante terá acesso à página do Perfil completo onde, pelo aplicativo, será possível o estudante visualizar todas as suas informações, fazer atualização de fotos e dados. Por meio do aplicativo também será possível solicitar mensalmente os créditos da gratuidade de alunos das redes municipal e estadual de ensino.

    O aplicativo também terá a opção de compra de crédito de meia-passagem estudantil para estudantes de escolas privadas, universidades e cursos livres.

     

    Últimos Artigos

    Adaf apreende 400 quilos de carne de abate clandestino em açougue

    Uma operação realizada pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas...

    Governo abre edital para doação de kits para casas de farinha

    O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror),...

    Brasil continua sendo país que mais mata pessoas trans no mundo

    No ano passado, 105 pessoas trans foram mortas no Brasil. Apesar de o país...

    Fusão de Gol e Azul não deve aumentar preços, diz ministro

    O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reafirmou, nesta terça-feira (21), que...

    Mais artigos como este

    Adaf apreende 400 quilos de carne de abate clandestino em açougue

    Uma operação realizada pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas...

    Governo abre edital para doação de kits para casas de farinha

    O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror),...

    Brasil continua sendo país que mais mata pessoas trans no mundo

    No ano passado, 105 pessoas trans foram mortas no Brasil. Apesar de o país...