O Ministério da Educação (MEC), confirmou a inclusão de Parintins no edital de chamada pública para a autorização de criação de cursos de Medicina no estado do Amazonas. A medida, uma resposta ao pedido do deputado federal Saullo Vianna ao ministro Camilo Santana em julho, visa reeditar o Edital nº 2 de 7 de dezembro de 201, a fim de beneficiar o município do Baixo Amazonas.
O senador Omar Aziz também apoiou essa medida. O edital, publicado em 4 de outubro, direciona-se a propostas de instituições de ensino superior privadas, agora incluindo Parintins. A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, vinculada ao Ministério da Educação, conduzirá o processo, que abrange um total de 116 regiões de saúde em todo o Brasil.
Avanço
Essa inclusão representa um avanço significativo no acesso à educação e aos cuidados de saúde na região do Baixo Amazonas, beneficiando Parintins e municípios circunvizinhos, como Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués e Nhamundá. A expansão da oferta de cursos de Medicina visa atender áreas com necessidades prementes, incluindo Manaus, a região metropolitana e o Alto Rio Negro.
As regiões selecionadas terão a oportunidade de oferecer cursos de Medicina presencialmente, passando por várias etapas no processo de seleção, que inclui termos de adesão, avaliação da capacidade econômico-financeira da instituição mantenedora, análise do mérito das propostas e avaliação regulatória.