A Maratona UNICEF Samsung, que reúne estudantes, professores, programadores e designers de todo o país, selecionou, neste ano, três projetos amazonenses: FisicAR, OCAVIVA e Quântico. A Maratona é uma realização do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Samsung, e tem como parceira técnica a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX).
Ao todo, 20 projetos foram escolhidos para a etapa final. Eles são de instituições de ensino de todas as regiões do Brasil e o estado de Minas Gerais é o principal representante, com seis escolas selecionadas. O Amazonas vem em segundo lugar com três equipes, seguido pelo Piauí com duas. No total, foram 314 equipes inscritas.
O objetivo da Maratona é promover o desenvolvimento de protótipos de aplicativos para dispositivos móveis para serem usados, em escolas públicas, por professores e estudantes, nas áreas de conhecimento do Ensino Médio, previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Saiba mais sobre os projetos amazonenses:
FisicAR (AM) – 1º ano do ensino médio
Garante que os alunos do primeiro ano possam entender de forma mais lúdica os problemas apresentados em sala de aula. Normalmente os problemas são possíveis de serem visualizados. A ideia é que o aplicativo seja um suporte durante as aulas de física onde os problemas possam ser mais bem compreendidos e os exemplos dados pelos professores sejam fáceis de ver, de fato, e entender.
OCAVIVA (AM) – 1º ano do ensino médio
Associa os conhecimentos de sociologia e biologia, segundo as habilidades descritas nos componentes curriculares, descritos na BNCC, de Ciências humanas e sociais aplicadas e de Ciências humanas da natureza e suas tecnologias, por meio da ludificação apresentada no aplicativo, desenvolvendo no aluno o estímulo para a prática do consumo e da produção sustentável, bem como auxiliar o professor em suas aulas.
Quântico (Física e Português) (AM) – 1º ano do ensino médio
Articula os conhecimentos de matemática e das ciências humanas e sociais aplicadas no intuito de cumprir as missões propostas pelo “mestre”, sempre apresentando um problema social, histórico ou geográfico que dependerá de conceitos matemáticos para ser resolvido. As missões serão apresentadas em LIBRAS e os conceitos matemáticos que já contam com sinais, também serão apresentados a fim de ampliar o vocabulário.
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Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta