A Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica Animal 2025, promovida pela Prefeitura de Manaus, ultrapassou a marca de 193 mil cães e gatos imunizados contra a raiva. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e executada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, segue até 29 de dezembro com visitas domiciliares e atendimento em 52 pontos fixos espalhados pela cidade.
O gerente do CCZ, veterinário Rodrigo Araújo, informou que já foram vacinados 193.723 animais, sendo 126.411 cães e 67.312 gatos, apenas na área urbana. A meta deste ano é aplicar o imunizante em 282.400 animais, entre 202.400 cães e 80 mil gatos.
Segundo ele, a campanha avança dentro do previsto. “A campanha está correndo bem, caminhando para atingir a meta até o final deste mês. O que pode atrapalhar um pouco são as chuvas, mas até agora elas têm sido raras pela manhã, quando nossos vacinadores estão percorrendo os bairros nas visitas casa a casa”, explicou.
As equipes trabalham de segunda a sábado, em duplas identificadas com uniforme da campanha, percorrendo bairros das zonas Norte, Leste, Oeste e Sul. Araújo orienta que os tutores acompanhem a chegada dos vacinadores. “Pedimos que os tutores atentem para a passagem das equipes em sua rua e acolham bem os profissionais, colaborando também para conter os animais no momento da aplicação da vacina”.
Para quem não consegue estar em casa pela manhã, a recomendação é buscar um dos pontos fixos. Além do CCZ e centros de convivência, 49 clínicas veterinárias parceiras oferecem o serviço gratuitamente. A lista atualizada está disponível no site da Semsa.
A vacinação anual é obrigatória para cães e gatos com mais de três meses e saudáveis, reforça Araújo. O imunizante é distribuído pelo Sistema Único de Saúde e tem papel essencial na prevenção do vírus rábico, que pode ser transmitido por mordidas, lambidas e arranhões de animais infectados.
Antes da etapa urbana, o CCZ atuou em comunidades rurais entre abril e junho, imunizando 5.225 cães e 1.550 gatos, totalizando 6.775 animais.
Informações e dúvidas podem ser encaminhadas ao CCZ pelos números (92) 98842-8359 ou 98842-8484.


