Manaus registrou recorde de internações em um único dia de pacientes com Covid-19. Nesta terça-feira, 29, quando 112 pessoas foram hospitalizadas. O número máximo registrado antes disso foi de 105 pessoas internadas em maio. As informações são da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde).
Em comparação aos meses de abril e maio, considerados o período de pico da pandemia no estado, as internações alcançam números similares. Nessa terça-feira, entre confirmados e suspeitos, o Amazonas tem 964 pessoas internadas. Em maio eram 968 nesta mesma data; em abril, foram 1.222.
Segundo registros da Secretaria de Saúde, Manaus tem 469 leitos de UTI, destes 361 estão ocupados até esta terça-feira. O número de leitos clínicos é maior: são 1.736 e 1.170 ocupados. Por conta da elevada ocupação, o Hospital 28 de Agosto entra em plano de contingência para liberar leitos.
A unidade irá aumentar de 12 para 40 o número leitos de UTI, os clínicos para Covid também serão ampliados de 16 para 42. A Secretaria de Saúde informou que o local está sobrecarregado e que, além dos pacientes de Covid-19, pacientes vítimas de acidentes de trânsito estão aumentando.
“Vamos aumentar a capacidade de leitos de UTI e Clínicos com essa organização, graças a transferências de pacientes não Covid para unidades como Geraldo da Rocha, Adriano Jorge e Getúlio Vargas”, disse a diretora da unidade, Julia Marques.
Casos confirmados
A FVS informou que nesta terça 29, foram registrados 1.447 novos casos de Covid-19, totalizando 198.201 casos da doença no estado. Segundo a Fundação, foram confirmados 26 óbitos por Covid-19, sendo 15 ocorridos na segunda-feira, 28, elevando para 5.232 o total de mortes.
Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, na segunda-feira, 28, foram registrados nove sepultamentos por Covid-19. O boletim acrescenta ainda que 23.948 estão em período de transmissão da doença e estão sendo acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde.
Leia mais:
Reunião de emergência recomenda lockdown ao Amazonas
Órgãos de controle recomendam ao Governo fechamento do comércio
Se governo federal não comprar vacina, AM comprará, diz Wilson Lima