quarta-feira, dezembro 3, 2025
More
    HomeSaúdeManaus inicia ‘Megavacinação contra a Covid-19’ neste sábado

    Manaus inicia ‘Megavacinação contra a Covid-19’ neste sábado

    Publicado em

    A Prefeitura de Manaus começa a vacinar, neste sábado(20), com a dose de reforço, pessoas de 18 anos e mais, que tenham concluído o esquema vacinal há pelo menos cinco meses. A estimativa é que 207.545 pessoas estejam aptas a receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19. Esse número não inclui os 134 mil que já tomaram a dose adicional até esta sexta-feira, 19.

    A ampliação da faixa etária para a dose de reforço faz parte da estratégia do Ministério da Saúde com a “Megacampanha” de Vacinação contra a Covid-19 que será aberta às 9h em Manaus, na Arena da Amazônia, simultaneamente com outras cinco cidades brasileiras, para estimular a população a tomar a segunda dose.

    Além da arena, estarão em funcionamento, neste sábado, outros nove pontos de atendimento. As unidades de saúde não abrirão em razão do feriado municipal da Consciência Negra. Também neste sábado, começa a funcionar o ponto de atendimento do shopping São José, na avenida Cosme Ferreira, bairro São José, zona Leste, em substituição do Clube do Trabalhador do Sesi, no Aleixo, que deixará de ser local de vacinação. No Studio 5 Centro de Convenções, na avenida Rodrigo Otávio, Distrito Industrial, zona Sul, não haverá oferta de vacina porque o espaço estará indisponível.

    A população poderá procurar os seguintes pontos de vacinação ao longo do dia: shopping Phelippe Daou, na zona Norte, das 9h às 16h; shopping São José, na zona Leste, das 10h às 18h; Manaus Via Norte, das 11h às 20h; feira Manaus Moderna, das 8h às 12h; e shoppings Manauara, Manaus Plaza, Grande Circular, Ponta Negra e Sumaúma, das 11h às 21h.

    A Arena da Amazônia, onde será aberta a “Megavacinação”, atenderá das 8h às 16h. Em todos esses locais serão oferecidas primeira e segunda dose e dose de reforço.

    Os endereços dos pontos de vacinação com os respectivos horários poderão ser consultados no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), pelo link http://bit.ly/localvacinacovid19, e também nos perfis oficiais da secretaria no Facebook (Semsa Manaus) e Instagram (@semsamanaus).

    Segunda dose

    Em Manaus, de acordo com o registro do Sistema Municipal de Vacinação (SMV), nesta sexta-feira, 19, 365.440 pessoas haviam passado dos intervalos para a segunda dose dos imunizantes, sendo 62.121 de CoronaVac; 65.429 de AstraZeneca; e 237.890 da Pfizer.

    Da estimativa de 237 mil jovens do público de 12 a 17 anos, 190 mil já haviam recebido a primeira dose e pouco mais de 80 mil concluíram o esquema vacinal. Dos 110.700 que ainda precisam tomar a segunda dose, 104 mil já passaram do prazo de 21 dias do intervalo entre doses.

    Documentos

    Os adolescentes de 12 a 17 anos que forem receber a primeira dose deverão estar acompanhados pelo pai, mãe, ou uma pessoa maior de 18 anos, que precisará assinar uma declaração de responsabilidade no verso da cópia do comprovante de residência. Também será necessário apresentar um documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS). Quem tiver 18 anos ou mais, precisa levar o documento de identidade original, com foto, CPF e o comprovante de residência, com cópia.

    No caso da segunda dose, só é preciso apresentar o documento de identificação, o CPF e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. Quem tiver perdido a carteirinha, pode comprovar pelo aplicativo ConecteSus, que pode ser instalado no celular. Adolescentes de 12 a 17 anos deverão estar com os pais ou um responsável maior de 18 anos.

    Para a dose de reforço é preciso apresentar o documento de identidade, CPF e a carteira de vacinação com o registro das duas doses. O mesmo vale para os trabalhadores da saúde. Os imunossuprimidos devem consultar nos cards nas redes sociais da Semsa o tipo de comprovação da condição de saúde que pode ser apresentado.

    (*) Com informações da assessoria

    Leia mais:
    Ministério da Saúde lança campanha “Mega Vacinação”

    Manaus precisa vacinar mais 23% da população para dispensar máscara
    AM permanece sem óbito registrado pela Covid-19

    Últimos Artigos

    Crédito Rosa investe R$ 16 milhões no Amazonas

    O programa Crédito Rosa, iniciativa do Governo do Amazonas para impulsionar o empreendedorismo feminino,...

    Homem é preso em Borba após matar cachorro com agressões

    A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu um homem de 26 anos suspeito de...

    Torneio da Diversidade LGBTQIA+ tem inscrições abertas até quinta-feira

    O Torneio da Diversidade LGBTQIA+ está com inscrições abertas até quinta-feira (04/12). Promovido pela...

    Curso de maquiagem melhora autoestima de internas em Manaus

    A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou um curso...

    Mais artigos como este

    Crédito Rosa investe R$ 16 milhões no Amazonas

    O programa Crédito Rosa, iniciativa do Governo do Amazonas para impulsionar o empreendedorismo feminino,...

    Homem é preso em Borba após matar cachorro com agressões

    A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu um homem de 26 anos suspeito de...

    Torneio da Diversidade LGBTQIA+ tem inscrições abertas até quinta-feira

    O Torneio da Diversidade LGBTQIA+ está com inscrições abertas até quinta-feira (04/12). Promovido pela...