Em dados gerais, Manaus alcançou 24% de redução
Manaus registrou, no primeiro semestre de 2024, o menor número de homicídios dos últimos 15 anos. O menor registro anterior desse tipo de crime foi em 2009, quando a capital contabilizou 330 homicídios. Para o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida, esses números são resultado do trabalho integrado entre a Polícia Militar (PMAM), a Polícia Civil (PC-AM), a Polícia Técnico-Científica (DPTC) e o Corpo de Bombeiros (CBMAM).
“Todos os dias, nossas polícias têm trabalhado muito fortemente em todo o estado. Com isso, nesses últimos seis meses, conseguimos salvar 108 vidas. E vamos continuar assim, trabalhando muito para levar segurança pública ao cidadão de bem e iremos avançar cada vez mais, seja apreendendo drogas, prendendo traficantes e homicidas, mas também patrulhando para que tenhamos mais tranquilidade”, destacou o secretário.
Números no CGD
Os números foram apresentados nesta quarta-feira (31/07) pelo coordenador do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), tenente-coronel Rouget Brito, durante o 26º Ciclo de Gestão para Desempenho (CGD). A apresentação, realizada no Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC), contou com a presença dos comandantes dos Batalhões da Polícia Militar (PMAM), dos delegados distritais e especializados da Polícia Civil (PC-AM), incluindo Daniel Antony, adjunto da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), e representantes do DPTC.
Conforme os dados do Ciesp, Manaus registrou 318 homicídios nos últimos seis meses, uma redução significativa em comparação aos 416 homicídios registrados no mesmo período de 2023, representando uma redução de cerca de 24%.
“Nós conseguimos obter uma redução significativa no número de homicídios neste primeiro semestre e seguimos trabalhando para continuar essa redução, com a interação entre as polícias do nosso estado”, enfatizou o delegado Daniel Antony.
Os dados do Ciesp mostram que o primeiro semestre de 2024 teve o menor número de homicídios dos últimos 15 anos. De acordo com a série histórica acompanhada pelo Ciesp, o menor quantitativo anterior foi registrado em 2009, quando Manaus teve 330 homicídios.
“Estamos com os dados de homicídios do primeiro semestre consolidados e eles mostram que tivemos o menor número de homicídios da capital nos últimos 15 anos. Vale lembrar que a capital está no quarto ano de redução sequencial de homicídios”, afirmou o tenente-coronel Rouget Brito, coordenador do Ciesp.