O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por um susto nesta sexta-feira (3) quando o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que o levaria a Breves, na Ilha do Marajó (PA), apresentou um problema mecânico antes da decolagem. Segundo o próprio presidente, os ocupantes precisaram deixar a aeronave rapidamente “com medo que o avião pegasse fogo”.
“Dei graças a Deus porque poderia ter acontecido no ar, mas ocorreu em terra. Tivemos que descer com medo que o avião pegasse fogo. Fui agradecer Nossa Senhora de Nazaré”, disse Lula em entrevista à TV Liberal, afiliada da Rede Globo.
Após a identificação do problema técnico-operacional, a FAB acionou uma aeronave reserva, seguindo protocolos de segurança. O presidente então seguiu viagem em um C-97 Brasília e cumpriu toda a agenda prevista em Breves sem alterações ou riscos.
Lula está no Pará desde quinta-feira para acompanhar obras da COP30 e inaugurações. Entre as atividades, visitou o Parque Linear da Nova Doca em Belém e acompanhou projetos estruturantes de saneamento e mobilidade urbana. Em suas declarações, o presidente ressaltou que a COP30 será a “COP da Verdade”, destacando os desafios enfrentados pela cidade-sede, Belém.
O episódio remete a outubro do ano passado, quando outro avião presidencial apresentou problemas em viagem de volta do México, mas a substituição da aeronave garantiu o retorno seguro do presidente ao Brasil.