O triciclo é o meio de locomoção obrigatório para quem irá visitar Parintins, durante o 57º Festival Folclórico. Este meio de transporte é utilizado a anos na capital e é uma opção econômica e diferente de conhecer os pontos turísticos da ilha.
Meio de transporte obrigatório no festival
Os triciclos surgiram em Parintins na década de 80, a princípio para transportar mercadorias e produtos agrícolas, porém, com o crescimento do Festival Folclórico na década de 90, passaram a transportar os turistas.
O clássico triciclo é uma estrutura de metal e lona e é guiado por uma bicicleta – mas hoje pode-se encontrar os que são guiados por motocicletas. Devido sua popularidade, desde 2021, os ‘tricicleiros’ são considerados “patrimônio cultural e imaterial do Amazonas” e possuem a Associação dos Tricicleiros Turísticos de Parintins que regulamenta a profissão.
Conforme dados levantados pela Amazonastur em 2023, o modal gerou emprego e renda para cerca de 300 tricicleiros. Para este ano, o Governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou a reforma de 150 triciclos, além da entrega de 200 novos uniformes para os ‘tricicleiros’, com um valor investido em cerca de R$122.00,00.
Roteiro com o triciclo
Realizar uma city tour pela Ilha Tupinambarana com o triciclo pode ser uma ótima maneira de conhecer os pontos turísticos da região. Comece pelo Cais do Porto ou pela Catedral de Nossa Senhora do Carmo – ponto central do município e point de encontros e atividades, durante o Festival de Parintins. Por lá é possível encontrar diversos ‘tricicleiros’.
Partindo do Cais do Porto, você pode conhecer a Igreja Sagrado Coração de Jesus – que oferece a contemplação do rio Amazonas, o pôr do sol e o Mercado Municipal de Parintins – que conta com uma infinidade de artesanato local, culinária e adereços bovinos.
Da Catedral pode-se seguir para o Curral do Boi Garantido – onde se pode encontrar a história do boi vermelho e o espaço onde os torcedores se reúnem. Seguindo para o Bumbódromo – local onde acontecem as três noites de festividades. Se você realizar o city tour na quinta-feira (27) que antecede ao festival, será possível encontrar as alegorias em translado na praça dos bois – que fica a frente do Bumbódromo. Por fim, você pode conhecer o Curral Zeca Xibelão – espaço dedicado ao boi Caprichoso.
Outros locais que você pode conhecer com o triciclo: A Praça Cristo Redentor, belo cartão-postal para admirar o pôr do sol no município e a Praça do Comunas, que fica na orla da capital. Além disso, eles ficam à postos ao final das três noites de espetáculo, sendo uma opção de retorno para o local de estada.
*Yanka Senna