Nesta segunda-feira (3), a dançarina, professora e Cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, foi agraciada com a Medalha Ruy Araújo, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM). A homenagem foi aprovada por meio do Projeto de Resolução Legislativa (PRL) n° 29/2024, e obteve aval dos 24 deputados estaduais do estado.
Instituída pela Lei Estadual n° 105, de 28/05/1981, a medalha Ruy Araújo é uma “homenagem especial a quem se distinguir, por seus méritos, no meio político, jurídico ou cultural e demais segmentos da sociedade amazonense”.
PRL n° 29/2024
De acordo com o texto do PRL, Isabelle reafirmou o Amazonas como lugar de destino nacional durante sua participação no Big Brother Brasil 24 (BBB24), o que trará impactos positivos à economia:
“Durante sua passagem pelo reality show Big Brother Brasil, Isabelle Nogueira
enalteceu a gastronomia, os pontos turísticos, a beleza da selva e a força do rio
Amazonas. Narrou as lendas amazônicas, mitos e abordou temas relevantes para o povo
da Amazônia, como nossa herança ancestral e a defesa dos povos guardiões da floresta”, diz o documento.
Isabelle recebe honraria
A entrega da medalha aconteceu em Sessão Especial da Aleam, que foi transmitida ao vivo e pode ser acessada pelo Youtube. O evento lotou o plenário com a presença de amigos e familiares de Isabelle, além de apresentações dos bois Garantido e Caprichoso, que foram prestigiar a Cunhã.
Em seu discurso de agradecimento pela honraria, Isabelle expressou gratidão ao estado do Amazonas e aos bois de Parintins:
“Com muita gratidão e muita alegria, e com a unificação das nossas duas cores, nós mostramos pro mundo a força do povo amazonense. Eu me sinto, mais do que nunca, muito orgulhosa e honrada de ser mulher amazônida”, expressou Isabelle no início de seu discurso.
Isabelle também refletiu sobre sua jornada e as dificuldades enfrentadas como mulher. “Quem recebe essa medalha não é uma celebridade, é uma mulher do povo, pois é assim que eu me sinto, com toda minha história de vida e tudo que já passei. Hoje eu sou a imagem da mulher que pode vencer, mas eu também já fui a imagem da mulher que pode e deve se reerguer. Não é fácil ser mulher. É um desafio que nasce quando mal sabemos ficar de pé”, acrescentou.
Encerrando seu discurso, Isabelle prometeu continuar representando sua terra natal. “Prometo e me comprometo que onde eu estiver, lá estará meu Amazonas”, disse ela.