segunda-feira, agosto 18, 2025
More
    HomeSociedadeBrasilIrmãos confessam envolvimento nas mortes de Bruno e Dom na Amazônia

    Irmãos confessam envolvimento nas mortes de Bruno e Dom na Amazônia

    Publicado em

    Amarildo da Costa Oliveira, o Pelado, e Oseney da Costa de Oliveira, o Dos Santos, haviam sido presos durante investigações sobre desaparecimento do indigenista brasileiro e do jornalista britânico, em 5 de junho. Segundo fonte da PF, Pereira e Phillips foram mortos a tiros e depois tiveram os corpos queimados e enterrados.

    Os irmãos Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como Pelado, e Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como Dos Santos, confessaram envolvimento no assassinato do indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, desaparecidos desde 5 de junho na região do Vale do Javari, na Amazônia, informaram nesta quarta-feira (15) fontes da Polícia Federal.

    Segundo uma fonte da PF, Pereira e Phillips foram mortos a tiros e tiveram os corpos queimados e enterrados. A motivação do crime ainda é incerta, mas a polícia apura se há relação com a atividade de pesca ilegal na região. Segunda maior terra indígena do país, o Vale do Javari é palco de conflitos típicos da Amazônia: tráfico de drogas, roubo de madeira e avanço do garimpo.

    Em seu depoimento, Amarildo teria dito que ouviu o barulho dos tiros e, ao chegar ao local, encontrou uma terceira pessoa. Então, no dia seguinte, ele e o irmão resolveram incendiar os corpos, esquartejar e enterrá-los.

    A PF iniciou buscas na área para localizar os corpos, o que não havia acontecido até a última atualização desta reportagem, e confirmar a versão dos irmãos. Ainda de acordo com a fonte, deverá ser feito exame de DNA com base em material fornecido por parentes das vítimas. A família do jornalista no Reino Unido afirmou não ter sido informada sobre a confissão de Pelado e Dos Santos.

    Antes de sumir, Pereira, que era servidor licenciado da Fundação Nacional do Índio (Funai), e Phillips haviam partido da Comunidade São Rafael em uma viagem com duração prevista de duas horas rumo a Atalaia do Norte, mas eles não chegaram ao destino (veja o mapa do percurso ao final deste texto).

    Logo após o desaparecimento, a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) afirmou que Pereira recebia constantes ameaças de madeireiros, garimpeiros e pescadores. Em nota divulgada na ocasião, a entidade descreveu Pereira como “experiente e profundo conhecedor da região, pois foi coordenador regional da Funai de Atalaia do Norte por anos”.

    Segundo o jornal britânico “The Guardian”, do qual Phillips era colaborador, o repórter estava trabalhando em um livro sobre meio ambiente. Ele morava em Salvador e escrevia reportagens sobre o Brasil fazia mais de 15 anos. Também publicou em veículos como “Washington Post”, “The New York Times” e “Financial Times”.

    Amarildo da Costa Oliveira, o Pelado, está detido desde 7 de junho. Segundo a polícia, ele foi visto por ribeirinhos, no dia do desaparecimento, em uma lancha logo atrás da embarcação de Pereira e Phillips. Os agentes encontraram vestígios de sangue no barco de Pelado, que vinha negando ter qualquer relação com o caso. Já Oseney, o Dos Santos, foi preso temporariamente nesta terça-feira (14).

    No domingo (12), a Polícia Federal divulgou imagens de objetos encontrados na área de buscas, no interior do Amazonas. Foram localizados uma mochila, um notebook , camisas, bermudas, calça, chinelos e botas.

    Leia mais:
    Corpos de Dom Phillips e Bruno são encontrados no Javari
    Mochila e pertences de desaparecidos são encontrados por bombeiros
    Desaparecimento: PF coleta material orgânico próximo de Atalaia do Norte

    Mais informações.

    Últimos Artigos

    Amazonas lidera desmatamento da Amazônia em junho, aponta Imazon

    Estado registrou 93 km² desmatados e responde por 40% da devastação no período O Amazonas...

    Após denúncias de exploração de menores, Hytalo Santos é preso em SP

    O influenciador digital paraibano Hytalo Santos e seu marido, Israel Nata Vicente, foram presos...

    Ipaam apreende madeira extraída ilegalmente em Manacapuru

    Operação resultou em multas de R$ 15,1 mil e apreensão de caminhão, motosserra e...

    Wilson Lima propõe carta de governadores para COP30 e defende BR-319

    O governador do Amazonas, Wilson Lima, propôs, nesta quarta-feira (13/08), durante a 17ª Reunião...

    Mais artigos como este

    Amazonas lidera desmatamento da Amazônia em junho, aponta Imazon

    Estado registrou 93 km² desmatados e responde por 40% da devastação no período O Amazonas...

    Após denúncias de exploração de menores, Hytalo Santos é preso em SP

    O influenciador digital paraibano Hytalo Santos e seu marido, Israel Nata Vicente, foram presos...

    Ipaam apreende madeira extraída ilegalmente em Manacapuru

    Operação resultou em multas de R$ 15,1 mil e apreensão de caminhão, motosserra e...