A Casa de Saúde Indígena (Casai) Manaus implementou sua primeira horta agroecológica neste mês de fevereiro. De acordo com o Ministério da Saúde, a produção da horta irá atender 250 pessoas entre indígenas e funcionários da Saúde Indígena.
A ação mobilizou toda a comunidade indígena para o plantio de cebolinha, chicória, manjericão, capim santo, tomate, melancia e jerimum. Além disso, no canteiro medicinal foram plantados boldo, hortelã, babosa, alecrim e outras ervas medicinais.
Para a produção de adubos necessários para a horta, os técnicos envolvidos no projeto utilizam resíduos orgânicos obtidos das sobras da cozinha da Casai. A horta, segundo o Ministério, pretende manter os indígenas mais próximos de sua cultura, tanto na utilização de plantas medicinais quanto na alimentação saudável que eles costumam ter.
O projeto existe desde 2018 e foi desenvolvido pela equipe do Departamento de Determinantes Ambientais da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.
A primeira unidade a receber o projeto foi a Casai Brasília, que além de fornecer alimentos, funciona como espaço educativo para crianças e acompanhantes. A manutenção do cultivo é baseada no hábito alimentar dos indígenas e é coordenada pela equipe responsável pela alimentação de pacientes e acompanhantes. Para os técnicos da SESAI, a produção é importante para incrementar as dietas dos indígenas atendidos na CASAI.
Leia mais:
Ação do RenovaBr cria horta comunitária em Manaus
Merenda escolar terá piso mínimo para produtos orgânicos
Produção orgânica ganha força em 11 municípios do Amazonas
Fonte: G1/Amazonas


