Com capacidade para mais de 250 vagas, o governo do Amazonas assinou o contrato de construção da nova unidade prisional do município de Manacapuru, a 93 quilômetros de Manaus. Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), o novo centro atende a uma série de recomendações dos órgãos de fiscalização e acompanhamento das atividades do sistema penitenciário.
De acordo com o governo do Estado, com o novo centro a Seap consegue avançar na tarefa de ampliar os complexos penitenciários no interior.
A nova unidade terá capacidade para 256 vagas. O anúncio de construção da nova unidade foi feito durante celebração do marco de criação de 8 anos da Seap, em 2015, quando passou a ser uma secretaria independente e um órgão integrante da Administração Direta do Poder Executivo.
GIP
Ainda nesta sexta-feira, foi assinado o termo de cooperação técnica da Seap com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) para a criação do Grupamento de Intervenção Penitenciária. O comandante-geral da PMAM, coronel Marcus Vinicius de Almeida, esteve na solenidade.
O GIP terá como objetivo atuar nas unidades prisionais a fim de minimizar o tempo de resposta em situações de crise. Caberá ao Grupamento, o desenvolvimento de ações de vigilância interna e externa dos estabelecimentos carcerários.
Ainda durante o evento, foi anunciada a capacitação técnico-profissional de policiais penais. Também foi lançado o projeto “Ouvidoria da Mulher” com objetivo de oferecer um espaço de escuta, acolhimento e orientação às mulheres sobre demandas relacionadas à igualdade de gênero, violência e participação feminina na sociedade.
Outro destaque do evento foi o anúncio de que 200 pessoas privadas de liberdade em regime semiaberto serão reinseridas no mercado de trabalho, possibilitando o resgate da dignidade junto ao meio social.