No mesmo dia em que a Assembleia do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou um empréstimo da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) para pagamento do 13º salário dos servidores públicos, o governador Wilson Lima usou de suas redes sociais para anunciar que, a partir de janeiro de 2020, o Governo passará a pagar um auxílio-alimentação para todos os funcionários estaduais no valor de R$ 500. A medida deverá beneficiar mais de 75 mil servidores da administração direta e indireta e gerar um impacto financeiro de 25,8 milhões ao Amazonas.
O governador iniciou a live, na noite da última quinta-feira (10), dizendo que o benefício é resultado de um esforço de sua gestão para contenção dos gastos. “Esse benefício é resultado de todo trabalho de contenção de gastos que o Governo vem fazendo, entendo a importância de valorizar aquela pessoa que está la na ponta, aquela pessoa que está representando o Governo do Amazonas. Porque um servidor motivado, naturalmente, nós vamos ter melhorias na qualidade dos servições prestados pelo Amazonas”, justificou.
Wilson Lima também anunciou que nesta sexta-feira (11) fará o anúncio do cronograma de pagamento do 13º salário e dos salários dos meses de novembro e dezembro dos servidores públicos.
Outros assuntos
A live do governador no Facebook durou cerca de 24 minutos. Além do auxílio-alimentação, o chefe do Executivo falou sobre algumas de suas ações da última semana. Ele destacou o encontro com o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ronaldo Nogueira, em que discutiram o saneamento básico do Estado e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que termina no próximo ano, cuja proposta de tornar este benefício permanente com um aumento gradativo de 10% da contrapartida do Governo Federal, tramita no Congresso Nacional.
Wilson também destacou o projeto de Cessão Onerosa, que foi aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados, e que vai garantir recursos para os Estados. “Estive também reunido com a bancada do Amazonas em Brasília, apresentando a nossa nota técnica sobre a Reforma Tributária, que é algo que nós temos uma preocupação muito grande, porque diz respeito a Zona Franca de Manaus. Então nós estamos alinhando este discurso para que a gente possa conseguir a maior quantidade possível de apoio”, relatou.
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta