O Amazonas aplicou 594 doses vencidas de vacina AstraZeneca em 31 municípios, incluindo a capital, é o que denuncia a reportagem do jornal Folha de S. Paulo, nesta sexta-feira(2).
De acordo com a matéria, as doses fazem parte de oito lotes da fabricante que passaram do período considerado váliso para uso. O mais antigo venceu no dia 29 de março e o mais recente é de 4 junho.
Do total de doses aplicadas no estado, 89 foram utilizadas na campanha em Manaus. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que não há registro de lotes vencidos na Divisão de Imunização do Município (Divim) , nem a aplicação de qualquer dose fora do prazo de validade.
“A secretaria esclarece que todos os lotes recebidos são devidamente registrados nos sistemas de informação, onde também são cadastrados os dados do vacinado, local e hora da aplicação da dose, além dos dados do vacinador. As informações são repassadas ao Ministério da Saúde, para monitoramento e transparência do processo de vacinação. A Semsa vai apurar, junto ao DataSus, a possibilidade de erros nos registros no sistema do Ministério da Saúde”, pontuou.
Em caso de dúvidas, os cidadãos podem abrir manifestação junto à Ouvidoria Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do telefone 0800-092-1603 e 98842-6835, exclusivo para mensagens de WhatsApp.
Nos demais municípios, Manicoré foi o que mais aplicou doses vencidas, 104. Seguida de Manacapuru (88) e a capital.
De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas(FVS-AM) odos os lotes de vacina que foram encaminhados pelo o Ministério da Saúde, via Programa Nacional de Imunização (PNI), foram distribuídos em tempo oportuno aos municípios, que são os responsáveis pelo armazenamento e aplicação.
“A FVS-AM realiza o monitoramento junto às Secretarias Municipais de Saúde em relação ao controle de estoque de vacina, de acordo com lote e data de vencimento e, não há registro, por estas secretarias, de aplicação de doses com data de validade vencida”, esclareceu por nota.
O órgão disse que ainda que a coordenação estadual do PNI está monitorando, junto aos municípios, para verificar se pode ter ocorrido falha de registro no sistema de informação; e quais as medidas que serão estabelecidas a partir do resultado desta análise.
Leia mais:
Alerta: OMS diz que variante Delta já está em 98 países
Governo do Amazonas recebe mais 19.890 doses de vacina da Pfizer
Sancionada lei que protege consumidores do superendividamento