A FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas) investiga a suspeita de surto de doença transmitida por alimento contaminado causada pela ingestão de tucumã na comunidade Irapajé, na zona rural de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). A notificação do surto, enviado pela Vigilância em Saúde do município, envolve 30 casos suspeitos da doença. Um menino de 8 anos morreu.
Profissionais sanitários da FVS foram a Manacapuru nesta quarta-feira (14) de onde seguirão para a Comunidade Irapajé para coletar amostras de frutos e sangue dos infectados. O material será analisado no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas).
A Vigilância em Saúde de Manacapuru notificou que o tucumã foi ingerido inicialmente por moradores de Irapajé no último fim de semana. O alimento foi distribuído nos bairros e outras localidades rurais próximas à sede do município.
“Após a notificação da ocorrência de casos associados à ingestão de tucumã, caracterizando um possível surto na localidade, a FVS destacou, imediatamente, técnicos para investigar a situação”, disse o diretor-presidente da FVS, Cristiano Fernandes.
As doenças transmitidas por alimentos são causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados por micro-organismos, toxinas ou substâncias químicas. Os sintomas podem incluir náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia, falta de apetite e febre.
A prevenção das doenças transmitidas por alimentos se baseia no consumo de água e alimentos que atendam aos padrões de qualidade da legislação vigente, higiene pessoal/alimentar e condições adequadas de saneamento.
Leia mais:
Deputados autorizam Estado a fazer empréstimo no valor de R$ 1,5 bilhão
Após internação, agenda de Bolsonaro é cancelada em Manaus
Com 56 emendas, Aleam aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)