A Organização Meteorológica Mundial (OMM) emitiu um alerta nesta terça-feira (28) sobre os efeitos catastróficos que o furacão Melissa deve provocar na Jamaica, com ventos acima de 300 km/h, inundações repentinas e deslizamentos de terra. Segundo a entidade, essa será a pior tempestade a atingir o país neste século.
Durante coletiva em Genebra, a especialista em ciclones tropicais da OMM, Anne-Claire Fontan, afirmou que a situação é “catastrófica” e que a Jamaica enfrentará marés de até quatro metros e chuvas acima de 70 centímetros, o dobro da média de toda a estação chuvosa. “Essas condições devem causar inundações e deslizamentos de terra em larga escala”, alertou.
De acordo com a Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV), o impacto do furacão pode atingir até 1,5 milhão de pessoas em toda a ilha.
“Hoje será um dia extremamente difícil para dezenas de milhares de jamaicanos. Telhados serão arrancados, as águas vão subir e muitas comunidades ficarão isoladas”, declarou Necephor Mghendi, representante da FICV, em videoconferência de Port of Spain.
Para reduzir riscos e proteger a população, mais de 800 abrigos foram instalados em regiões com maior probabilidade de impacto. “A prioridade é retirar as pessoas das áreas de perigo e evitar o maior número possível de vítimas”, destacou a Cruz Vermelha.


