As Forças Armadas foram autorizadas a fornecer apoio logístico para a entrega de 15 mil cestas de alimentos na Terra Indígena Yanomami até 31 de março de 2024, conforme as diretrizes da Operação Catrimani publicadas no Diário Oficial da União.
A operação envolve Marinha, Aeronáutica e Exército, cada um com funções específicas. O plano inclui alocar recursos operacionais, comunicar os custos das ações e fornecer suporte jurídico.
Essa iniciativa faz parte das medidas de assistência emergencial iniciadas em janeiro de 2023 em resposta à crise humanitária identificada no início do atual governo.
O presidente Lula reconheceu a insuficiência dos esforços anteriores e destacou a necessidade de maior empenho para enfrentar os crimes na Amazônia.
O governo federal também anunciou um investimento de R$1,2 bilhão em ações estruturantes na região indígena, incluindo a criação da Casa de Governo, construção de uma nova Casa de Saúde Indígena (CASAI) e continuidade das ações de assistência por meio de um novo contrato.
Com informações da Agência Brasil*