Para incentivar o desenvolvimento da cadeia de manejo sustentável do pirarucu, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) lançou o ‘Piraruclub’, um modelo de comercialização inovador feito por uma plataforma de assinatura anual para compra do pescado.
A venda é realizada por meio de combos de pirarucu elaborados sob medida, com cortes especiais, garantia de entrega e qualidade do produto final, além de um conjunto de benefícios e vantagens para os associados. As cotas exclusivas são voltadas para restaurantes, hotéis e empórios.
O Piraruclub, primeiro clube de compra sustentável da espécie conhecida como “gigante da Amazônia”, é uma iniciativa da FAS em parceria com a Associação dos Moradores e Usuários da RDS Mamirauá Antônio Martins (Amurman), Bradesco, Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O clube de compras faz parte da estratégia da FAS para incentivar a cadeia produtiva do pirarucu, que inclui ações como investimento na infraestrutura produtiva, gestão da produção, capacitação e gestão de negócios para os manejadores, agregação de valor no mercado e comercialização do pirarucu, além do incentivo ao empreendedorismo e inovação dos negócios comunitários.
Entre as vantagens para os associados do Piraruclub, estão a entrega programada de um produto com qualidade garantida, com o melhor custo benefício, rastreabilidade do pirarucu e compra direta com o manejador, fortalecendoe apoiando toda a cadeia produtiva do pescado. De acordo com o gerente do Programa de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da Amazônia da FAS, Wildney Mourão, a iniciativa vai beneficiar mais de 200 famílias em 25 comunidades ribeirinhas do Amazonas.
“Esse projeto vai tornar conhecido e reconhecido o pirarucu manejado da Amazônia, o que vai viabilizar novas oportunidades de mercados que garantam um preço mais justo do pirarucu e, assim, promover impacto positivo na melhoria de renda das famílias manejadoras”, afirma Wildney.
Segundo o gerente, o objetivo do Piraruclub é sensibilizar o mercado consumidor para o manejo do pirarucu, uma prática sustentável que acontece durante o ano todo por meio de um sistema de manejo responsável, organizado e ambientalmente correto. “Esse trabalho de manejo é resultado da organização social comunitária, da capacidade de realizar um planejamento produtivo participativo que garante o uso racional e consciente dos estoques do peixe nas Unidades de Conservação”, completa.
O clube de compras também pretende melhorar o posicionamento mercadológico do peixe mais nobre da Amazônia, sobretudo no que tange a agregação de valor, com uma plataforma comercial inteligente, sustentável e recorrente que melhore a experiência de compra dos clientes. “Vamos abordar um conceito novo, a Saudabilidade, para comunicar os principais benefícios do pirarucu para saúde dos consumidores dessa carne incrível do gigante da Amazônia”, acrescenta.
Conheça as cotas
O Piraruclub inicia as atividades com três tipos de cota: Cota Sustentável, Cota Pirarucu e Cota Premium. Todas elas possuem plano de assinatura anual e dão ao comprador um selo sustentável exclusivo que certifica a procedência e qualidade do pirarucu adquirido.
A Cota Sustentável consiste em um combo mensal de 100 quilos de filé e ventrecha por R$ 27,52/quilo. Já a Cota Pirarucu disponibiliza 150 quilos de filé e ventrecha ao mês, a R$ 24,35/quilo. Este combo acompanha duas opções de kit sustentável, um com farinha e óleo vegetal, e outro com geleia de cacau, guaraná e produtos de artesanato.
Já a Cota Premium inclui 100 quilos de filé de pirarucu ao mês, a R$ 39,52/quilo. Esta cota inclui, além das opções de kits sustentáveis, um pingente personalizado de pirarucu e um voucher exclusivo Day Tour para duas pessoas.
Os interessados em adquirir uma das cotas do Piraruclub podem entrar em contato pelos contatos (92) 4009-8900 e (92) 8643-0178 (Whatsapp).
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