Cerimônia de entrega será realizada no próximo dia 27 de fevereiro, no Teatro Amazonas, em Manaus, com a presença de Roberto Carlos, um dos premiados
Seis projetos, iniciativas de responsabilidade socioambiental e governança, receberão no próximo dia 27 de fevereiro, o Prêmio United Earth Amazonia, um novo legal Nobel, pela contribuição que dão na preservação da floresta da Amazônia Legal.
A cerimônia de entrega será realizada no Teatro Amazonas, em Manaus, e contará com a presença do prefeito de Manaus, David Almeida, presidente e diretor executivo da United Earth, Marcus Nobel, e dos sócios fundadores da LCTM BrandBuilders, Sérgio Lopes, Claudio Conde, Alberto Traiger e Maria Creuza Meza, criadores do prêmio.
A United Earth e a LCTM BrandBuilders são as duas instituições que criaram o prêmio United Earth Amazônia. O Prêmio tem entre os patrocinadores: o grupo Tellescom, grupo com ecossistema completo, integrando manufatura, R&D, logística, software, serviços, soluções inovadoras de transformação digital e projetos socioambientais; e Moto Honda da Amazônia, líder nacional no segmento duas rodas, tendo produzido mais de 27 milhões de motocicletas em sua fábrica de Manaus, e há mais de 45 anos presente na Região Amazônica, onde mantém diversos projetos ambientais, tendo como premissa a preservação e o uso consciente dos recursos naturais como aspectos essenciais para o desenvolvimento econômico. O Prêmio tem ainda o apoio do Governo do Estado do Amazonas e Prefeitura Municipal de Manaus.
Os premiados
Na área de Artes e Música, os premiados são a cantor e compositor, Roberto Carlos, que estará presente na solenidade de entrega do prêmio, e Erasmo Carlos, falecido em novembro do ano passado, pela contribuição que ambos fizeram, por meio de sua obra musical, à conservação da Amazônia. Erasmo Carlos será representado pelo seu filho Leonardo Esteves.
Na área de ESG, os seis projetos premiados foram:
1) “Vaga Lume”, na área Educacional, desenvolvido para atender as crianças das comunidades rurais da Amazônia;
2) “Sataré Mawé, projeto de Eco-Etnodesenvolvimento que busca a independência econômica por meio da bioeconomia sustentável do guaraná pelas comunidades do Amazonas;
3) “Sakaguchi Agroflorestal”, projeto de aprimoramento e disseminação do agroflorestal gerando desenvolvimento social e econômico da comunidade de imigrantes japoneses e da região;
4) “Braziliando”, projeto que desenvolveu a integração entre turistas e os povos tradicionais da Amazônia por meio da inovação em tecnologia de turismo de base comunitária;
5) “Rede Mulheres do Maranhão”, projeto que promove a inclusão social e econômica por meio do empoderamento das mulheres para o empreendedorismo a partir do cultivo e subprodutos do babaçu;
6)“Projeto Pamine – Renascer da Floresta”, desenvolvido pela comunidade indígena Paiter Suruí para devolver à floresta o que dela for retirado.
Os premiados receberão o Prêmio United Earth Amazonia, uma escultura no formato de uma esfera com seis lados, relacionados com os valores da United Earth, cada um deles representando o homem com seus braços, conectando com a fauna, flora, ar, água, recursos naturais, e com toda a humanidade, integrados e entrelaçados em uma única peça. O prêmio é uma criação do artista e escultor brasileiro, Darlan Rosa.
“Estamos muito felizes com o resultado da seleção dos premiados. Os projetos são fantásticos, relevantes para a sustentabilidade da Amazônia, e representativos das várias comunidades e de toda a região”, afirmou Adriana Martins Pacchiele, coordenadora executiva do Prêmio United Earth Amazonia. Ela conduziu todo o processo desde a seleção até a escolha dos projetos nominados junto com o time de ESG da LCTM BrandBuilders – Ana Marques, Glaucia Bastos, Junia Borges, Warwick Manfrinato, Raquel Padua, Claudio Nascimento, Daniel Penteado e Fábio Sicilia. A auditoria dos projetos coube à Ambipar e a seleção final contou ainda com todos os mais de 20 membros integrantes do Comitê organizador, incluindo o próprio Marcus Nobel.
Manaus, sede mundial do Prêmio United Earth Amazonia
Esta é a primeira edição do Prêmio United Earth Amazonia, um novo legado da família Nobel. Segundo Rubenson Chaves, representante institucional da LCTM BrandBuilder e da United Earth na Amazonia, Manaus foi escolhida e anunciada como sede, em outubro do ano passado, por ser a ‘Capital da Amazônia’, um símbolo para todos aqueles que tem como propósito a causa da conservação e das populações que se sustentam com o produto da floresta, sem degenerá-la.
“A ideia é tornar o Prêmio United Earth Amazonia uma referência, tal qual o Prêmio Nobel, para conscientizar a população a mudar hábitos e atitudes para contribuir com a preservação do Planeta, tendo o bioma Amazônia como uma referência. Será um evento anual no Brasil, e a partir deste ano será realizado em outras cidades do mundo, de forma que se torne um prêmio global com características de cada localidade”, ressalta Chaves.
O prêmio teve todo o apoio do governo de Manaus, que através do prefeito David Almeida, colocou a capital amazonense no centro da sustentabilidade mundial. “Não queremos apenas apoiar, mas estamos abertos ao mundo como local de fala e de integração com todo o ecossistema da Amazônia. Para nós é um orgulho muito grande fazer parte dessa transformação na Amazônia junto a LCTM BrandBuilders e a United Earth”, afirma David Almeida.
A missão do prêmio é promover globalmente o melhor do Brasil e da Amazônia na Arte e Música, como linguagem unificadora de propósito e iniciativas de ESG (responsabilidade socioambiental e governança), com comprovada relevância e efetividade no suporte à Sustentabilidade da Floresta e seus Habitantes. O principal objetivo é conscientizar a população sobre a importância da sustentabilidade para o bem-estar da humanidade.
Quem é a United Earth
A United Earth é uma organização internacional que reconhece e promove a liderança ambiental e a excelência humanitária em todo o mundo. Foi fundada há 49 anos por Claes Nobel, sobrinho de Alfred Nobel (o mesmo que criou o prêmio Nobel), um visionário que, por três décadas, superou fronteiras, ideologias e diferenças sociais para reunir pessoas e buscar soluções para preocupações ambientais comuns a todos.
Atualmente, tem como presidente e diretor executivo, Marcus Nobel (filho de Claes Nobel, falecido há dois anos) que segue os passos do pai na busca por concentrar esforços, recursos e programas globais em um desafio sem precedentes: unir os povos e as nações da Terra na construção de nosso futuro coletivo e sustentável. A United Earth é continuação do desejo de Alfred Nobel em reconhecer os atos que promovem o bem-estar para a humanidade.
“A música – em especial as de artistas populares como o Roberto e Erasmo Carlos, que fizeram tantas canções maravilhosas– conecta as pessoas independente do que as divide. Então, inspirados no Prêmio Nobel da Paz, a gente criou um prêmio para celebrar e encorajar o respeito pela Amazônia. Nós temos preocupações econômicas e ambientais, mas eu acredito que a gente deve celebrar a Amazônia, o Brasil e fazer festivais com alegria para nos unirmos em algo que a gente possa acreditar”, afirma Marcus Nobel, presidente e diretor executivo da United Earth.
Quem é a LCTM BrandBuilders
A LCTM BrandBuilders é uma consultoria de negócios especializada em celebridades e em identificar e desenvolver oportunidades relacionadas à criação, crescimento e percepção das marcas. Tem como fundadores Sérgio Lopes, Sponsor e Gestor de Relacionamento com Stakeholders Globais, Claudio Condé, Gestor de Relacionamento com Celebridades, Alberto Traiger, Diretor de Produção do Evento e Business Affairs, e Maria Creuza Meza, Gestora de Royalties. Juntos comandam um time de 24 executivos, espalhados pelo mundo, nas bases da LCTM em Miami, Manaus, Rio, Roma, Londres, Tokio, Singapura, Amman, Amsterdam, e Madrid, sendo sete (07) alocados na Criação e Operação do projeto United Earth Amazonia, liderados globalmente por Adriana Pacchiele e representados na Amazônia por Rubenson Chaves.
“A música e arte conectam às emoções e sentimentos mais profundos das pessoas, o que possibilita um melhor engajamento aos propósitos e causas sociais. A Amazônia é uma causa que deve ser associada à música e a arte. A intenção do Claes (fundador da United Earth e pai do Marcus Nobel) era criar uma conexão com os mais jovens por meio da música para que o planeta fosse preservado. Assim nasceu o Prêmio United Earth Amazonia”, conta Sérgio Lopes, sócio fundador da LCTM BrandBuilders.
Para Alberto Traiger, também sócio fundador da LCTM BrandBuilders, e diretor geral do evento de premiação, “a espinha dorsal do prêmio United Earth Amazonia é dar visibilidade aos heróis anônimos da Amazônia que preservam a floresta ao mesmo tempo que convivem e tiram seu sustento dela. Alberto promete uma solenidade inesquecível, com a presença no palco do Roberto Carlos, dos representantes dos seis projetos vencedores e da Orquestra Sinfônica de Manaus. “A cerimônia do prêmio vai reconhecer o esforço de todos os homenageados para provar que a floresta em pé tem muito mais impacto econômico e social.
Leia mais:
Explicando: apreensão de documentos de inadimplentes
Explicando: Red List Brasil
Explicando: Quem é e o que faz o secretário de Periferias
Com informações Da Assessoria Nqm*