HomeExplicandoEXPLICANDO: Informações do celular de Bolsonaro poderão ser usadas em outros inquéritos?

EXPLICANDO: Informações do celular de Bolsonaro poderão ser usadas em outros inquéritos?

Publicado em

Na manhã desta quarta-feira (03/05), o ex-presidente Jair Bolsonaro foi surpreendido por uma operação da Polícia Federal. Policiais cumpriram os mandados de busca e apreensão e prisão preventiva no âmbito do inquérito das “milícias digitais”, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os materiais apreendidos, está o celular de Bolsonaro.

Segundo comunicado da PF, a operação pretende “esclarecer a atuação de associação criminosa constituída para a prática dos crimes de inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas SI-PNI e RNDS do Ministério da Saúde”.

Mas este é apenas um dos inquéritos dos quais o ex-presidente pode responder. Essas provas podem ser usadas para investigar outros crimes?

A jurista e mestre em Direito Penal, Jaqueline Valles, explica que provas que vierem a ser encontradas no aparelho podem subsidiar investigações em andamento:

  • Quando é feito um mandado de busca e apreensão, ele delimita os objetos a serem apreendidos;
  • Se o material apreendido de forma legal conter indícios de outros crimes, eles podem ser usados em outras investigações;

“Se a Polícia Federal encontrar nesse celular informações que vinculem Bolsonaro a outros crimes investigados, a prova é válida, sim”, afirma a jurista.

Jaquelina explicou, ainda, que há um princípio no Direito que permite, ainda, usar provas obtidas nessa ação para iniciar outras investigações. 

Teoria da Serendipidade:

  • Aplicada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) na legalidade do encontro de provas de crimes diferentes aos que se investiga;
  • Comum nas interceptações telefônicas;

“A polícia está investigando, por exemplo, um crime de tráfico e descobre, por meio daquelas escutas, outros crimes. Segundo essa teoria, caso a polícia descubra novos crimes ao analisar o conteúdo do celular, isso também pode motivar a abertura de novos inquéritos policiais”, comenta Jacqueline.

Operação Venire

A Operação Venire investiga a suspeita de fraude em cartões de vacinação e prendeu preventivamente o tenente-coronel Mauro Cid; o PM Max Guilherme Machado de Moura; o capitão da reserva Sérgio Rocha Cordeiro; o coronel do Exército Marcelo Costa Câmara; o ex-major Ailton Gonçalves Moraes de Barros e o secretário municipal de Saúde de Duque de Caxias, João Carlos de Sousa Brecha, na manhã desta quarta-feira (03/05).

As inserções falsas, que ocorreram entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, tiveram como consequência a alteração da verdade sobre fato juridicamente relevante, qual seja, a condição de imunizado contra a Covid-19 dos beneficiários.

Leia mais:
O que se sabe sobre a ‘Operação Venire’ que prendeu braço direito de Bolsonaro
Explicando: mitos sobre o PL das Fake News
Rede de fake news sobre Amazônia era operada por militares do Exército

Com informações da Gazeta da Amazônia*

Últimos Artigos

Lula fala em prisão por alta do diesel e critica impacto de conflitos internacionais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (1º) que o governo...

Tesouro muda regras do Eco Invest Brasil e amplia prazo para leilão sustentável

O Tesouro Nacional anunciou mudanças no quarto leilão do programa Eco Invest Brasil, iniciativa...

Atendimento multidisciplinar da Defensoria em Manaus ajuda mulheres a romper ciclo da violência

O atendimento multidisciplinar da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) tem sido fundamental...

Secretaria de Educação convoca 169 aprovados no PSS no Amazonas para capital, interior e áreas indígenas

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas anunciou a convocação...

Mais artigos como este

Lula fala em prisão por alta do diesel e critica impacto de conflitos internacionais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (1º) que o governo...

Tesouro muda regras do Eco Invest Brasil e amplia prazo para leilão sustentável

O Tesouro Nacional anunciou mudanças no quarto leilão do programa Eco Invest Brasil, iniciativa...

Atendimento multidisciplinar da Defensoria em Manaus ajuda mulheres a romper ciclo da violência

O atendimento multidisciplinar da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) tem sido fundamental...