As sessões plenárias da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em 2022 podem começar em formato online devido ao aumento do número de casos da Covid-19 em Manaus. A informação é do presidente da Casa Legislativa, deputado estadual Roberto Cidade (PV). Este ano deve ser marcado pela corrida eleitoral dos parlamentares ‘batalhando’ para manter suas cadeiras no Parlamento Estadual.
Cidade ainda não ‘bateu o martelo’. O parlamentar deve se reunir com os demais deputados e a Diretoria de Saúde para avaliar a possibilidade e riscos das sessões presenciais. Na última quinta-feira (6), o deputado estadual Wilker Barreto (sem partido) positivou para a Covid-19.
Conforme bastidores, na Casa Legislativa existem muitas pessoas infectadas com a Influenza A e alguns com Covid-19. Por causa disso, muitos funcionários e deputados estão preocupados com a situação do Parlamento Estadual e com o aumento dos casos das duas doenças no Amazonas e no surgimento da “Flurona”, doença causada pelos dois vírus de forma conjunta.
“A Mesa Diretora está aguardando avaliação da Diretoria de Saúde da Assembleia e a evolução dos casos em janeiro para que tome alguma decisão em relação às sessões plenárias”, explicou Roberto Cidade. “Até dia 25 de janeiro, devo me reunir com os deputados para ver se o retorno será híbrido ou totalmente online”, finalizou.
Cidade reiterou que a maior preocupação deve ser com a vida e que nada deve ser feito de forma precipitada. De acordo com o presidente, a Aleam está de recesso e trabalhando com um número restrito de funcionários.
Leia Mais
Governo intensifica vacinação e testagem contra a Covid-19 na capital
Deputado afirma que está com covid-19 pela terceira vez
David Almeida suspende festas e blocos de rua de Carnaval