O senador Eduardo Braga (MDB) do Amazonas é o responsável pela Comissão de Infraestrutura, que em 31 de outubro de 2018 se reuniu para questionar do futuro diretor-geral Agência Nacional de Mineração (ANM) as medidas de segurança nas barragens de rejeitos da exploração mineral, como a de Brumadinho (MG).
A agência é responsável por garantir padrões de segurança que diminuam os riscos de acidentes, monitore ações de segurança e a cultura da gestão de riscos. No entanto, ao invés desses questionamentos a reunião da comissão se focou em temas como lobby empresarial e facilitação para liberar mineração em terras indígenas.
Durante a reunião o episódio em Mariana não foi mencionado pelos presentes e sequer questionado pelos senadores. Quem presidia a reunião era o senador Eduardo Braga, que mostrou urgência em ver aprovado o nome do indicado para a nova agência, a votação foi enviada no mesmo dia para a plenária e no fechamento da sessão-relâmpago, o senador Eduardo Braga ainda pediu desculpas ao sabatinado pelo “longo procedimento”.