Um levantamento de preços realizado pelo Procon do estado do Rio de Janeiro (Procon-RJ) em 13 lojas online, focado no Dia das Crianças, revelou variações de até 251% nos valores de 100 brinquedos.
A pesquisa foi realizada entre 25 de setembro e 2 de outubro em diferentes sites voltados para crianças que estão sob fiscalização do órgão. Três desses sites foram notificados devido a irregularidades na informação de preços que poderiam induzir os consumidores ao erro.
Os sites notificados têm 48 horas para corrigir as irregularidades. O levantamento levou em consideração o menor valor quando havia mais de um fornecedor para o mesmo produto. A pesquisa também alerta que os preços informados podem variar ao longo do tempo.
As variações mais significativas nos preços dos brinquedos foram de 251% em um jogo e 235% em um quebra-cabeça, enquanto a menor variação foi de 12% em um lançador com acessórios. O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, observou que o faturamento do comércio eletrônico deve aumentar 8% em relação ao ano passado no Dia das Crianças.
O órgão também lembra aos consumidores que têm o direito de se arrepender das compras realizadas pela internet, telefone ou catálogo e que devem sempre pedir nota fiscal.
Com informações da Agência Brasil*