terça-feira, junho 24, 2025
More
    HomePoderAmazonasDesmatamento é quase o dobro do mesmo período de 2018

    Desmatamento é quase o dobro do mesmo período de 2018

    Publicado em

    O ano de 2019 já é o pior desde 2016 na comparação da área com alertas de desmatamento na Amazônia registrados pelo sistema Deter-B, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Divulgado publicamente pela plataforma Terra Brasilis na sexta-feira (11), os dados de setembro mostram que, nos primeiros nove meses do ano, a área com alertas chegou a 7.853,91 km². Esse número é quase o dobro da comparação do mesmo período de 2018: o aumento foi de 92,7%.

    Considerando todo o ano de 2018, o balanço parcial de 2019 também é maior: o avanço foi de 58,7% – os dados do Inpe mostram que o total da área incluída em alertas entre janeiro e dezembro do ano passado foi de 4.947,40 km².

    O sistema Deter-B não representa uma estatística oficial de desmatamento; sua função desde que foi criado, em 2004, é produzir alertas expeditos para alimentar as equipes de combate ao desmatamento nas regiões da Amazônia e do Cerrado brasileiros. Os dados do balanço atual, porém, só são comparáveis a partir de 2016, porque em agosto de 2015 o Inpe reformulou a metodologia do sistema, usando satélites com resolução mais alta.

    Seis dos nove estados da Amazônia Legal afirmaram que tomaram novas medidas em 2019 para conter o desmatamento e também as queimadas, que passam pela decretação de estado de emergência à interiorização de bases de fiscalização e a criação de seus próprios órgãos de geoprocessamento e monitoramento local. Em dois estados, Acre e Amazonas, os governos chegaram a decretar situação de emergência por causa das queimadas.

    AMAZONAS

    O estado do Amazonas diz que acompanha os dados divulgados pelo Inpe e ressalta que o Deter-B não pode ser usado como resultado consolidado de desmatamento. Segundo o governo, no início de agosto foi decretada situação de emergência no Sul do Amazonas e na Região Metropolitana de Manaus, e a força-tarefa contra queimadas estadual e federal “conseguiu reduzir em 39% os focos de calor no mês de setembro”.

    Com informações do G1*

    Últimos Artigos

    Amazonas registra queda de 16,35% nos homicídios dolosos em 2024

    Dados do Ministério da Justiça colocam o estado com a quarta maior redução da...

    Limpa Crédito: Afeam intensifica regularização de dívidas em Parintins

    Com o objetivo de facilitar a regularização de dívidas e reinserir empreendedores inadimplentes no...

    Subvenção Econômica da Juta e Malva: Governo do Amazonas lança edital

    O governador Wilson Lima assinou, neste sábado (21/06), o edital da Subvenção Econômica da...

    Receitas de canetas emagrecedoras serão retidas na farmácia

    A partir desta segunda-feira (23), farmácias e drogarias começam a reter receitas de medicamentos...

    Mais artigos como este

    Amazonas registra queda de 16,35% nos homicídios dolosos em 2024

    Dados do Ministério da Justiça colocam o estado com a quarta maior redução da...

    Limpa Crédito: Afeam intensifica regularização de dívidas em Parintins

    Com o objetivo de facilitar a regularização de dívidas e reinserir empreendedores inadimplentes no...

    Subvenção Econômica da Juta e Malva: Governo do Amazonas lança edital

    O governador Wilson Lima assinou, neste sábado (21/06), o edital da Subvenção Econômica da...