Durante Sessão virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Adjuto Afonso (PDT) solicitou à Mesa Diretora da Casa, em caráter de urgência, que as aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sejam transmitidas também pela TV Assembleia, a exemplo de outros estados. O parlamentar defende uma parceria entre a Casa Legislativa e a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc), responsável pela distribuição do conteúdo.
“Estou solicitando, através de Requerimento, que a Seduc abra um sinal também para a TV Assembleia, para que a mesma passe a transmitir essas aulas do Enem para os nossos estudantes. Hoje, se não me engano, é só a TV Educativa que faz isso. Se abrirmos mais um espaço certamente estaremos dando a nossa contribuição aos jovens do Estado que irão prestar o exame em data ainda a ser definida”, explica o deputado Adjuto.
Adjuto Afonso reforça no documento que a televisão é um meio de comunicação democrático por ser mais acessível à população. Dessa forma, a Assembleia irá somar viabilizando mais oportunidade de acesso ao conteúdo para os estudantes, veiculando, inclusive, em horários alternativos, alcançando um maior número de pessoas.
O parlamentar ressaltou, ainda, a interferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), no adiamento do exame, proposta discutida pela entidade junto ao Ministro da Educação, Abraham Weintraub, tendo como justificativa a pandemia de Covid-19 que se alastrou pelo país, resultado no isolamento social.
Leia mais:
Após pressão, Ministério da Educação decide adiar Enem
Interrupção das aulas na pandemia pode reduzir PIB brasileiro em até 23%
Procon-AM pede esclarecimentos a escolas particulares sobre continuidade das aulas
Com informações da ALEAM*