A deputada estadual Joana Darc (União Brasil) mais uma vez gerou polêmica ao faltar três Sessões da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para comparecer a um cruzeiro do cantor sertanejo Wesley Safadão.
Um vídeo divulgado na última terça-feira (12) mostrou a parlamentar em um momento descontraído durante uma apresentação do humorista Tirulipa no navio, onde ela foi alvo de piadas por ter se desencontrado do marido no meio da multidão.
A parlamentar pede a atenção de Tirulipa no palco para encontrar seu marido, e o humorista pergunta seu nome. Em tom de brincadeira, a deputada responde: “Por*a, c*ralho, tu me conhece. Joana Darc, lá do Amazonas”.
Durante os três dias em que Joana Darc esteve ausente, a Aleam esteve em Sessão na terça e quarta, quando os deputados presentes votaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Governo do Amazonas para o ano de 2024, considerada a pauta mais importante do primeiro semestre. A deputada não pôde participar das votações devido a sua ausência, levantando questionamentos sobre a responsabilidade e o comprometimento da deputada com suas obrigações legislativas.
Resposta da Deputada
Após a repercussão negativa do caso em diversos veículos de notícias, a parlamentar se pronunciou em suas redes sociais, mostrando um memorando enviado à Aleam no dia 6 de julho, solicitando um desconto de três dias em seu salário devido às faltas.
“Explico isso para que todos saibam diretamente de mim e não de notícias que pegam recortes da minha vida pessoal e tentam me prejudicar. O engraçado de tudo isso é que tem político que vive turistando o ano todo, mas ninguém fala nada, não cobra, nem critica. Mas como vocês já sabem, comigo será diferente”, disse a parlamentar em sua postagem.
Vice-campeã de faltas
Vale ressaltar que Joana Darc é a vice-campeã de faltas em Sessões Ordinárias e Ordens do Dia na 20ª Legislatura da Aleam. Desde o início dos trabalhos do mandato 2023-2027, a deputada compareceu a 47 das 65 sessões, o que corresponde a uma assiduidade de 72,31%. Desde o dia 1° de fevereiro, ela faltou a 18 sessões. Em relação às Ordens do Dia, Joana Darc esteve presente em 10 das 15, com uma assiduidade de 66,67%.
A parlamentar fica ‘atrás’ apenas da deputada Dra. Mayara Pinheiro, que acumulou 21 faltas em Sessões Ordinárias e compareceu a apenas 7 Ordens do Dia, o que corresponde a menos da metade.
Leia mais:
Joana Darc faz ALEAM rever regras de repasses de emendas
Deputada Joana Darc é agredida, após denunciar importunação sexual