O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), inaugurou a Delegacia Especializada em Combate à Corrupção no Amazonas (DECCOR), nesta segunda-feira (5). A unidade foi criada com um repasse de R$ 300 mil do Governo Federal. O chefe do Executivo Estadual escolheu o delegado de Polícia Civil (PC-AM) Guilherme Torres Ferreira como titular da delegacia.
A inauguração contou com a presença de diversas autoridades da segurança pública do estado, na sede do novo órgão, que fica na Avenida Professor Nilton Lins, Zona Centro-Sul de Manaus. Wilson Lima afirmou que a delegacia trabalhará exclusivamente na repressão e prevenção a qualquer tipo de corrupção e desvio de recursos públicos no Estado.
Segundo o delegado Guilherme Torres, o novo órgão já tem investigações em curso e trabalhará com denúncias e investigações iniciadas por conta própria. A expectativa é atender a todos os 62 municípios do Amazonas. “Já temos algumas investigações em andamento e vamos iniciar o nosso trabalho pela Região Metropolitana de Manaus. Vamos conversar com as Câmaras Municipais, promover audiências públicas, já fizemos algumas reuniões com alguns órgãos. Estamos em contato com as delegacias do Brasil inteiro”, afirmou o titular da nova delegacia.
A Delegacia Especializada em Combate à Corrupção contará, inicialmente, com um delegado, um escrivão e quatro investigadores. A equipe deve receber capacitações de forma palatina para auxiliar no trabalho, segundo o governo. “Vamos formar, pelo menos, três equipes, para que eles estejam na rua fazendo esse trabalho. Alguns servidores já tem trabalho junto à inteligência, então eles já sabem como proceder o trabalho com as aparelhagens. Mas quando fizermos a aquisição de uma aparelhagem própria, eles farão cursos específicos para trabalharem com elas”, ressaltou a delegada-geral da Polícia Civil, Emília Ferraz.
De acordo com o governador Wilson Lima, a criação da DECCOR se alinha a uma política nacional de enfrentamento à corrupção. Ele também ressaltou outras parcerias com o Governo Federal na área de segurança pública. “Resultado disso são os investimentos que o Governo Federal tem feito no estado do Amazonas, como o repasse de tecnologia, o repasse de armamento, o repasse de recursos e de outras estruturas que são importantes para que o Amazonas possa dar essa resposta contundente que a sociedade tanto necessita”, disse.
A Delegacia Especializada em Combate à Corrupção foi criada por meio da Lei nº 5.211/2020, sancionada pelo governador Wilson Lima e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 14 de agosto. As denúncias podem ser realizadas por meio do 181 ou pela site da Delegacia Interativa da PC-AM (www.delegaciainterativa.am.gov.br).
Leia mais:
AM vai ampliar em 83% número de tomógrafos na rede de saúde
No Amazonas, 3 mil famílias foram despejadas entre março e agosto
Secretaria da Amazonia é criada em meio às criticas internacionais
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta