O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), enviou na semana passada à Câmara Municipal projeto de lei que autoriza a entrada de Manaus no consórcio formado por membros da Frente Nacional de Prefeitos para a negociação e compra de doses de vacinas contra o novo coronavírus. A matéria estará na pauta desta segunda-feira, 15, com pedido de votação em regime de urgência.
A expectativa de David Almeida é que não haja dificuldades para a aprovação do projeto, já que a medida será fundamental para o avanço da Campanha de Imunização contra a Covid-19 na cidade.
A mensagem do Executivo foi entregue por David Almeida ao líder do governo na CMM, vereador Marcelo Serafim(PSB) na quarta-feira, 10. Na ocasião, o prefeito disse que é importante que o projeto seja aprovado com urgência porque o prazo para a inscrição do município no consórcio nacional termina na próxima sexta-feira, 19.
“Precisamos dessa aprovação para iniciarmos as tratativas para a aquisição de vacinas pela Frente Nacional de Prefeitos. Irei a São Paulo para visitar a fábrica da União Química, para que nós possamos ver a possibilidade de aquisição, caso não recebamos as vacinas pelo governo federal. A Frente Nacional formalizou o projeto, e entreguei à Câmara Municipal”, disse Almeida.
O vereador Marcelo Serafim informou que nesta segunda-feira os parlamentares irão inverter a ordem da pauta para que possam deliberar o projeto. Logo depois, a sessão será suspensa para reunião conjunta das comissões – Constituição Justiça e Redação, de Finanças Economia e Orçamento e de Saúde. A expectativa é a de que o debate seja retomado ainda na manhã de segunda-feira, para votação da matéria em plenário.
“Não acredito que haverá dificuldades para a aprovação. Esse projeto é um anseio da população, do prefeito e dos parlamentares. Todo mundo quer que Manaus entre no consórcio para lutar pela compra de vacinas”, afirmou Serafim.
Leia mais:
Desembargador desobriga AM de gastar R$ 150 milhões com vacinas
“Pazuello enganou AM com promessa da vacina dos 50 anos”
Profissionais superam limites e cumprem missões que salvam vidas