Para 57% dos entrevistados que responderam a uma pesquisa do Instituto DataSenado, a vacinação no Brasil deve ser obrigatória.
Para 99% dos entrevistados no levantamento, a vacina também deve ser distribuída gratuitamente pelo governo.
Metade dos que responderam acreditam, ainda, que quem optar por não tomar a vacina deve ser punido de alguma forma. Além disso, mais de dois terços (69%) acredita que quem optar por não tomar a vacina e contrair a doença deve pagar pelo próprio tratamento.
O Instituto DataSenado realizou o levantamento entre os dias 24 de novembro e 3 de dezembro, e foram entrevistados por telefone 2.400 cidadãos de 16 anos ou mais, em amostra representativa da opinião da população brasileira.
O senador Angelo Coronel (PSD) apresentou um projeto de lei (PL 5.555/2020) que prevê punição para quem se recusar a se vacinar em casos obrigatórios. “A saúde é um bem coletivo e quando um grupo de pessoas deixa de se vacinar, toda a comunidade pode ser afetada e o sistema de saúde sobrecarregado, drenando recursos que poderiam ser utilizados em ações que não são cobertas por vacinas” argumentou no projeto.
Leia mais:
Manaus já imunizou mais de 100 mil pessoas contra a Covid
Falta da 2ª dose de vacina contra Covid preocupa Ministério da Saúde
Explicando: a vacinação obrigatória no Brasil
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta