A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou um curso de maquiagem básica voltado para adolescentes de 15 a 17 anos que cumprem medida no Centro Socioeducativo de Internação Feminina (CSIF), na zona centro-oeste de Manaus. A ação busca incentivar a autoestima e o cuidado pessoal entre as internas.
A capacitação é resultado de um acordo de cooperação entre a Sejusc e a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que promove políticas de valorização das mulheres. A parceria possibilitou o fornecimento dos materiais utilizados nas aulas e a condução das atividades por uma técnica da Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM/Sejusc).

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc
De acordo com a diretora do CSIF, Kelly Maia, a iniciativa nasceu a partir do interesse das próprias adolescentes e pode contribuir com oportunidades futuras. “A maquiagem básica não envolve apenas técnicas de preparação da pele ou de como se maquiar, mas trabalha diretamente a autoestima”, afirma.
A gestora destaca que muitas jovens chegam ao sistema socioeducativo com baixa autoestima e falta de perspectiva, o que reforça a relevância da ação. Kelly acrescenta que pretende ampliar a oferta de oficinas que ajudem no fortalecimento pessoal e emocional das internas. “A intenção é ofertar novas oficinas que também promovam a autoestima e reforcem o processo de valorização das internas”, pontua.
Uma das participantes, de 15 anos, sugeriu o curso à direção e celebrou a oportunidade. “Eu gostei muito do curso, me desenvolvi e quero aprender mais. A diretora falou que ia ter o curso de maquiagem, então eu quis participar. Isso é muito importante para gente, estou me desenvolvendo e adquirindo conhecimento”, contou.
O curso de maquiagem para iniciantes continua até quarta-feira (03/12), com aulas em módulos que apresentam técnicas de aplicação, manuseio e uso correto de produtos e materiais.


