Pelo segundo dia consecutivo em dezembro, o Amazonas registra mais de mil novos casos de pacientes com Covid-19. Foram 1.447 na terça-feira, 29, e 1.369 novos casos nesta quarta-feira, 30, segundo boletim da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde). Os números de infectados estão na média dos registrados no pico da pandemia no estado, entre abril e julho quando a incidência variou entre 1.500 a 2.500 casos.
Somente em Manaus foram 833 pessoas diagnosticadas com a doença na quarta-feira. Desde março, o estado registra 199.570 pessoas que contraíram a doença. Também foram confirmadas mais 26 novas mortes, sendo dez ocorridas na terça e 16 que tiveram a causa de Covid identificada por exames de laboratório. Em todo o estado, 5.258 pessoas morreram por complicações causadas pelo novo coronavírus.
O número de internações na capital também é alto. Entre confirmados e suspeitos, Manaus tem 1.004 pacientes nas unidades de saúde públicas e privadas, 339 deles estão em leitos de UTI . A Secretaria de Saúde está aumentando o número de leitos em hospitais, mas o número de novos casos é crescente.
“Estamos fazendo todos os esforços para abrir leitos para pacientes Covid, percorrendo todas as unidades para abrir leitos onde for possível expandir a rede”, disse o secretário de Saúde Marcellus Campêlo.
Das mortes, 3.361 foram em Manaus e 1.897 no interior. A FVS informou que os dados não são os mais recentes, porque 12 municípios não atualizaram o sistema de informação. São eles: Alvarães, Anamã, Apuí, Atalaia do Norte; Eirunepé, Japurá, Juruá, Santa Isabel do Rio Negro, São Sebastião do Uatumã, Tapauá, Tonantins e Urucurituba.
Leia mais:
Reunião de emergência recomenda lockdown ao Amazonas
Órgãos de controle recomendam ao Governo fechamento do comércio
Se governo federal não comprar vacina, AM comprará, diz Wilson Lima