Diante do colapso do sistema de saúde do Amazonas, que tem resultado no aumento do número de casos, internações e enterros no estado, o governador Wilson Lima (PSC) foi à Brasília se reunir com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e pedir apoio no enfrentamento da crise causada pelo novo coronavírus no estado. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (6).
A reportagem do BNC Amazonas informou que o governador teria solicitado ao ministro ajuda para ampliar os leitos exclusivos para a Covid-19 no estado, reforço no quadro de profissionais de saúde e aquisição de mais respiradores e medicamentos.
Vacinação
Wilson Lima disse, ainda, à BNC que iria tratar com o ministro da vacina do coronavírus para os moradores do Amazonas. O governador já afirmou, portanto, que pode fazer aquisição com recursos próprios do Amazonas caso o governo federal não tome essa providência logo.
Boom de casos no estado
Os altos números da Covid-19 no Amazonas mostram que o estado já saiu da fase vermelha e hoje está na roxa. Essa é a avaliação da diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Pinto, feita nesta segunda (4). Conforme ela, a doença alcançou um alto índice de risco no estado. “A nossa análise de risco está apontando, que nós estamos em um nível muito alto, muito alto risco. Portanto, nós saímos da fase vermelha, estamos na roxa”.
Leia mais:
AM tem recorde de internações, sendo 96,7% em Manaus
Decretada situação anormal em Manaus devido ao aumento da Covid-19
Manaus terá construção emergencial de cemitério, diz prefeito
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta