Manaus/AM
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Amadeu Soares, se reuniu com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, para tratar sobre o policiamento e as operações realizadas na fronteira do Amazonas com a Colômbia e o Peru. O objetivo é fortalecer o Estado, principalmente, no combate ao narcotráfico e ao tráfico de armas.
Há duas semanas, o secretário já havia solicitado ao ministro apoio no combate à criminalidade. “O ministro se comprometeu de intermediar uma lancha blindada para o Amazonas e ainda comentou sobre a vitória que o ministério teve no Senado, na quarta-feira, quando foi aprovada a destinação de verba de loteria para segurança pública”, disse Soares.
No início de novembro, o coronel anunciou que faria “apelo” ao ministro.
“[…] Quero dizer que: coragem e técnica têm limite. Aproveito para fazer um apelo, porque vou fazer por escrito também, ao Ministro da Segurança Pública, para que o Amazonas seja contemplado com lanchas blindadas porque os policiais arriscam suas vidas. Já é histórico que estes traficantes navegam pelos rios com armas de grosso calibre”, disse.
O secretário apresentou ao ministro um balanço das ações da SSP durante este ano, incluindo o número de apreensões de entorpecentes – mais de 9 toneladas, considerando os dados parciais de novembro –, impedindo que as drogas chegassem ao destino final, incluindo não só a capital amazonense, mas regiões do Sul e Sudeste.