HomeSociedadeCombate ao abuso e exploração sexual de menores

Combate ao abuso e exploração sexual de menores

Publicado em

Neste sábado (18), durante o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou ações de conscientização na capital e interior.

A Praça Heliodoro Balbi, no Centro de Manaus, e o Porto de Cacau Pirêra, foram os locais que receberam ações como abordagens informativas, atendimento e orientações sobre os direitos das crianças e adolescentes.

Na Praça Heliodoro Balbi, localizada na avenida Sete de Setembro, Centro de Manaus, foi realizado um ato público em combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, reunindo Sejusc e órgãos parceiros como as secretarias estaduais de Assistência Social (Seas), de Educação (Seduc-AM); municipais de Educação e de Saúde, além da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Caritas Arquidiocesiana de Manaus.

A ação foi organizada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, composto por órgãos do estado e sociedade civil, e contou com oficinas de pintura e apresentações teatrais.

De acordo com a titular da Sejusc, Caroline Braz, a proposta das ações, além oferecer um atendimento de qualidade para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, é educar e conscientizar a população sobre os direitos das crianças de adolescentes.

“Todos temos a missão de proteger nossas crianças. Durante esta semana estivemos nas ruas, praças, escolas e centros de convivência para conscientizar a população sobre a importância de respeitar os direitos”, afirma ela. “Sob a orientação do governador Wilson Lima, estamos levando os serviços para perto do cidadão, de forma acessível e efetiva”.

No interior 

As ações pelo Dia Nacional aconteceram também no Porto do Distrito de Cacau Pirêra (a 27 quilômetros da capital), onde foram entregues à população materiais educacionais sobre abuso e exploração infantil. A iniciativa contou também com o apoio do  Ônibus da Mulher, serviço itinerante oferecido pelo Governo do Amazonas, que leva atendimento social, psicológico e rodas de conversas sobre violência doméstica. Os profissionais do serviço ficaram à disposição para atender crianças e familiares que buscavam apoio e orientação.

Em Novo Airão, foram realizadas abordagens informativas em alusão ao Dia Nacional, ao lado dos serviços de cidadania, como emissão de carteiras de identidade, certidões de nascimento e demais itens necessários para solicitar a documentação.

Na última quinta-feira (16), o governador Wilson Lima também também esteve no município e reforçou a importância da campanha.

Últimos Artigos

PF faz operação contra fraudes em licitações e desvio de R$ 9 milhões com alvos em Manaus

Operação Reduto foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (9), com o...

Câncer: OMS alerta que casos podem quase dobrar até 2050

Câncer deve registrar um crescimento expressivo nas próximas décadas. Um novo relatório divulgado pela...

Mais de 900 pescadores do Amazonas recebem pagamentos retroativos do seguro-defeso

Os pagamentos retroativos do seguro-defeso começaram a ser liberados para pescadores artesanais do Amazonas...

Censo Escolar aponta quase 49 mil alunos em distorção idade-série no Amazonas

Distorção idade-série atinge 48.918 estudantes das redes pública e privada no Amazonas, de acordo...

Mais artigos como este

PF faz operação contra fraudes em licitações e desvio de R$ 9 milhões com alvos em Manaus

Operação Reduto foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (9), com o...

Câncer: OMS alerta que casos podem quase dobrar até 2050

Câncer deve registrar um crescimento expressivo nas próximas décadas. Um novo relatório divulgado pela...

Mais de 900 pescadores do Amazonas recebem pagamentos retroativos do seguro-defeso

Os pagamentos retroativos do seguro-defeso começaram a ser liberados para pescadores artesanais do Amazonas...