Com aumento na média novos casos de Covid-19 por dia no Amazonas, a Secretaria de Saúde ampliou a oferta de UTIs para pacientes acometidos pela doença em Manaus. São 20 novos leitos no Hospital Delphina Aziz, que concentra as internações para infectados, e 30 alugados no Hospital Beneficente Português. Desses, dez são de Unidade de Terapia Intensiva e 20 clínicos.
O Beneficente Português também receberá recursos financeiros do Ministério da Saúde para a aquisição de medicamentos, suprimentos, insumos e produtos hospitalares. Os novos leitos foram anunciados pelo secretário de Saúde Marcellus Campêlo.
Boletim da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas) divulgado na sexta-feira, 18, registra 1.156 novos casos de Covid-19 no estado, totalizando 190.968 pessoas infectadas desde março.
Entre os casos confirmados há 545 pacientes internados, sendo 332 em leitos (82 na rede privada e 250 na rede pública), 210 em UTI (72 na rede privada e 138 na rede pública) e três em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.
Há ainda outros 75 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 42 estão em leitos clínicos (33 na rede privada e nove na rede pública), 28 estão em UTI (20 na rede privada e oito na rede pública) e cinco em sala vermelha.
Segundo o boletim, foram confirmados 13 óbitos por Covid-19, sendo oito ocorridos no dia 17 e cinco identificados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 5.062 o total de mortes.
Leia mais:
AM volta a registrar mais de mil casos de Covid em todo Estado
Josué Neto recua e retira de pauta PL que proíbe vacina obrigatória
Covid-19: Delphina Aziz tem 59 leitos de UTI ocupados dos 60 existentes