terça-feira, janeiro 27, 2026
More
    HomeCotidianoChuvas torrenciais em Manaus devem ocorrer até março

    Chuvas torrenciais em Manaus devem ocorrer até março

    Publicado em

    As chuvas em Manaus deverão ocorrer acima da média para o trimestre janeiro, fevereiro e março de 2023, segundo o Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia).

    Lucas Mendes, meteorologista do Censipam, afirma que as chuvas na capital em janeiro variam entre 270 a 301 milímetros; em fevereiro, de 222 a 306 mm; e março, entre 240 a 303 mm de chuvas [medição considera a altura entre o solo e a lâmina d’água].

    “Conforme o Boletim Climático da Amazônia, o prognóstico climático para o primeiro trimestre de 2023, considerando a manutenção do fenômeno La Niña e o predomínio de anomalias quentes de Temperatura da Superfície do Mar na área de monitoramento no sul do Atlântico Tropical, e se restringindo especificamente ao Amazonas, são esperados volumes acima da média para as porções norte e leste do estado, ou seja, as chuvas em Manaus deverão ser relevantes e acima da média para o trimestre janeiro, fevereiro e março”, explica.

    De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o La Niña é um fenômeno oceânico caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais de partes central e leste do Pacífico Equatorial e de mudanças na circulação atmosférica tropical, que impacta os regimes de temperatura e chuva em várias partes do globo, incluindo a América do Sul.

    No Brasil, durante o La Niña, quase sempre é observado um crescimento dos volumes de chuva nas regiões Norte e Nordeste e chuvas abaixo da média na região Sul, além de uma ligeira diminuição nas temperatura no Sudeste e Sul.

    Até o momento, segundo dados da estação meteorológica do Inmet, houve 14,4 mm de precipitação entre 1º e 3 de janeiro de 2023 em Manaus. No mês de janeiro do ano passado (2022) o acumulado foi de 314,8 mm de chuva.

    Quanto às temperaturas, o Boletim Climático da Amazônia mostra que deverão ficar próximas da média histórica para o período. Assim, a previsão das mínimas na capital fica de 23°C a 25°C, e as máximas de 30°C a 32°C.

    Leia mais:
    Prefeitura de P. Figueiredo gasta R$140 mil em colete salva vidas e capas de chuva
    Itacoatiara recebe R$ 1 milhão para minimizar estragos da chuva
    Chuva: Saullo Vianna acompanha ações para reduzir danos em Parintins

    Mais informações.

    Últimos Artigos

    Operação Trânsito Seguro intensifica fiscalização e aborda 776 veículos na Zona Sul de Manaus

    Na manhã desta terça-feira (27), a operação Trânsito Seguro intensificou as ações de fiscalização...

    IPTU 2026 em Manaus: descontos chegam a 12% para pagamento via aplicativo

    O IPTU 2026 já está disponível para consulta e pagamento e traz descontos diferenciados...

    Portal Saúde AM em Tempo Real é lançado em evento que destaca avanços na saúde do Amazonas

    O governo do Amazonas lançou, nesta segunda-feira (26), o portal Saúde AM em Tempo...

    Governo do Amazonas lança 4ª fase do Atualiza Pescador e inicia entrega de equipamentos em Iranduba

    O governador do Amazonas, Wilson Lima, lançou na manhã desta segunda-feira (27) a 4ª...

    Mais artigos como este

    Operação Trânsito Seguro intensifica fiscalização e aborda 776 veículos na Zona Sul de Manaus

    Na manhã desta terça-feira (27), a operação Trânsito Seguro intensificou as ações de fiscalização...

    IPTU 2026 em Manaus: descontos chegam a 12% para pagamento via aplicativo

    O IPTU 2026 já está disponível para consulta e pagamento e traz descontos diferenciados...

    Portal Saúde AM em Tempo Real é lançado em evento que destaca avanços na saúde do Amazonas

    O governo do Amazonas lançou, nesta segunda-feira (26), o portal Saúde AM em Tempo...