O número de casos confirmados do novo coronavírus no Amazonas subiu para 111, segundo o governo estadual. Há registro de casos em Manaus, Parintins, Manacapuru, Santo Antônio do Içá e Boca do Acre. O aumento entre sexta-feira e este sábado foi de 30 novos contaminados.
São 105 casos confirmados só em Manaus. Deles, doze estão internados. Dez na rede particular e dois no Hospital Delphina Aziz – que se tornou a unidade de referência da Covid-19 no estado. Dos internados, cinco estão em quadro grave, sob monitoramento em UTI.
Os dois casos internados na rede pública estão passando por uso da cloroquina como pesquisa para o tratamento da doença.
Aumento de casos
Esta é a atualização com o maior número de casos desde que o primeiro paciente foi detectado no Amazonas. Foi um salto de 30 contaminados entre sexta-feira e sábado. Até então, a maior marca tinha sido no dia 22 de março, quando 15 novos casos surgiram entre o boletim de um dia para o outro.
Entre o último sábado e este, o aumento foi de 37%. Até então, desde o início das investigações de casos no Amazonas, já foram realizados 728 testes em todo o Amazonas. Destes, 607 processados, 111 positivos e 121 em investigação. A taxa de positividade é de 18, 2%, segundo a FVS-AM.
“Está dentro da taxa nacional. São coletados pelo Lacen apenas casos com sintomas muito expressivos. 80% dos casos são leves ou assintomáticos. 20% vão apresentar necessidade de internação hospitalar. Estamos abaixo da estatística de 20% nacional”, afirma a diretora-presidente da FVS, Rosemary Costa.

Medidas
Entre as medidas restritivas mais importantes anunciadas pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, está o fechamento do comércio no estado de serviços que não sejam considerados essenciais.
A partir desta quinta-feira (26), todas as pessoas que passaram pelo aeroporto de Manaus devem entrar em quarentena.
Todos eles, assim como os outros casos suspeitos já identificados, serão monitorados por um aplicativo que vai ser disponibilizado pelo governo. Nele, os pacientes em isolamento social irão atualizar sintomas, para que haja acompanhamento direto da FVS.
Em Manaus, 27 bairros têm casos de coronavírus; Adrianópolis concentra maior número
Dos primeiros sintomas de casos suspeitos do novo coronavírus até a manhã desta sexta-feira (27), 80 casos de Covid-19 foram confirmados no Amazonas. Esses dados foram contabilizados no primeiro Boletim Epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) sobre o coronavírus. O levantamento detalha o “perfil” dos casos espalhados pelo o estado.
Em Manaus, foram confirmados casos de Covid-19 em 27 bairros. Os casos registrados encontram-se distribuídos, principalmente, nas Zonas Oeste e Centro-Sul. O bairro de Adrianópolis, com 10 casos, apresenta o maior número de notificações, seguido dos bairros, Ponta Negra, Parque 10 de Novembro e São Jorge.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/X/N/rCmTVmRgOPyfyDD4Wtqg/screen-shot-2020-03-28-at-4.14.13-pm.png)
Mapa detalha incidência de casos de coronavírus em bairros de Manaus — Foto: Reprodução/FVS-AM
Além de Manaus, há registro de casos em Parintins, Manacapuru, Santo Antônio do Içá e Boca do Acre. Os números contabilizados no boletim não são os mais atualizados. No dia da publicação, eram 80 casos estudados. Um dia depois, no sábado (28), o Amazonas tem 111 casos confirmados do novo vírus.
Leia mais:
Com avanço do coronavírus no interior, governo do Amazonas mantém isolamento
Coronavírus: detectados os primeiros casos de COVID-19 em indígenas
Casos de coronavírus no Brasil passa de 3 mil
*Reportagem do G1


