A Carreta da Saúde, unidade móvel da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), inicia nesta terça-feira (18/11) uma nova etapa de atendimentos em Manaus, com oferta de mamografias e ultrassonografias nos bairros Flores e Cidade Nova. Ao todo, mais de 1,4 mil exames serão disponibilizados à população.
A primeira parada será no estacionamento do Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado entre as avenidas Pedro Teixeira e Constantino Nery, na zona centro-sul, onde a carreta permanecerá até 21 de novembro. A ação integra o programa “Entre Manas: Cuidar Também é Justiça”, promovido pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), com atendimentos nos dias 18, 19 e 21 de novembro.
A partir de 24 de novembro, a unidade móvel seguirá para o Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na rua Tupinambá, 119, bairro Cidade Nova, zona norte, oferecendo serviços até 5 de dezembro.
Exames ofertados e horários
Serão disponibilizados cerca de 1.430 exames, com média diária de 60 ultrassonografias e 50 mamografias. Entre as modalidades oferecidas estão ultrassonografias de abdômen total e superior, tireoide, aparelho urinário, próstata via abdominal, transvaginal e pélvica.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Os exames são destinados a pacientes adultos com encaminhamento emitido pelo Complexo Regulador do Amazonas, após atendimento prévio na Atenção Básica. A exceção é a mamografia para mulheres acima de 40 anos, que pode ser realizada sem solicitação médica.
Nos dias 18 de novembro (Vasco Vasques) e 24 de novembro (Padre Pedro Vignola), o atendimento será por demanda livre, sem necessidade de encaminhamento, devido às ações das campanhas “Entre Manas” e “Novembro Azul”.
Balanço dos atendimentos
Desde sua implantação, em 2023, as Carretas da Saúde já realizaram mais de 92 mil atendimentos em todo o Amazonas. Além da capital, as unidades móveis já percorreram municípios como Cacau Pirêra, Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Parintins e Silves, ampliando o acesso da população a exames como mamografia, ultrassonografia e tomografia.


