terça-feira, setembro 16, 2025
More
    HomePoderBrasilBolsonaro será denunciado por crime contra a humanidade no Tribunal de Haia

    Bolsonaro será denunciado por crime contra a humanidade no Tribunal de Haia

    Publicado em

    Um grupo de advogados de direitos humanos, direito ambiental e internacional vai entrar com uma denúncia contra o presidente do Brasil por conta por crime ambiental e contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haya, na Holanda. Bolsonaro poderá ser indiciado por conta da demora para tentar combater o aumento dos incêndios que ocorrem na Amazônia.

    “Estudamos o caso e vemos que os danos ocorridos neste ano na Amazônia podem ser vistos como consequência de declarações irresponsáveis de Bolsonaro, assim como do desmonte de órgãos ambientais e das políticas de Estado de proteção a direitos socioambientais. Os ataques de Bolsonaro aos órgãos de pesquisa, aos ambientalistas, às organizações não governamentais e aos órgãos de fiscalização ambiental se apresentaram como um salvo conduto para ações criminosas contra o meio ambiente”, afirmou ao canal alemão Deutsche Welle a advogada Eloísa Machado.

    O crime de ecocídio é reconhecido pelo Tribunal de Haya desde 2016. Segundo a advogada, caso o TIP condene Bolsonaro, o restante do mundo verá que o presidente do Brasil é indiferente e desrespeitoso com as leis internas e com o direito internacional.
    “Permitir a destruição da Floresta Amazônica tem duplo impacto: local, porque constitui uma violação nos direitos dos povos indígenas que vivem na floresta e que dela dependem tanto para seu sustento como para seu bem-estar físico e espiritual; e há o impacto global, já que a Amazônia fornece oxigênio para o mundo e participa da regulação da temperatura, influenciando o clima mundial e a circulação das correntes oceânicas”, diz a advogada francesa Valérie Cabanes, especialista em direitos humanos.
    *Informações Revista Fórum.

    Últimos Artigos

    Governo Presente bate recorde com mais de 10,3 mil atendimentos em Manaus

    O Programa Governo Presente alcançou um novo recorde ao realizar mais de 10,3 mil...

    Sine Manaus oferta 370 vagas de emprego nesta segunda-feira (15)

    A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 370 vagas de emprego...

    Em 40 anos, Amazônia perdeu área do tamanho da França para o desmatamento

    A forma como o ser humano ocupou a Amazônia nos últimos 40 anos acelerou...

    Explicando: Bolsonaro e aliados podem recorrer antes de prisão

    A decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou o ex-presidente...

    Mais artigos como este

    Governo Presente bate recorde com mais de 10,3 mil atendimentos em Manaus

    O Programa Governo Presente alcançou um novo recorde ao realizar mais de 10,3 mil...

    Sine Manaus oferta 370 vagas de emprego nesta segunda-feira (15)

    A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 370 vagas de emprego...

    Em 40 anos, Amazônia perdeu área do tamanho da França para o desmatamento

    A forma como o ser humano ocupou a Amazônia nos últimos 40 anos acelerou...